Estádio

Atlético garante entrega do teto retrátil em 15 de março

O Atlético confirmou nesta quinta-feira (29) que o teto retrátil da Arena da Baixada será entregue no dia 15 de março. Caso não haja nenhuma alteração no cronograma, um dos capítulos mais polêmicos da história recente do clube chegará ao fim.

De acordo com o vice-presidente do clube, Salim Emed, a chegada dos técnicos espanhóis da empresa Lanik I S.A. na primeira quinzena de fevereiro está garantida. “Os espanhóis chegam para executar o trabalho de automação do teto. Vão colocar o mecanismo para poder abrir e fechar toda a estrutura”, afirmou à Gazeta do Povo nesta quinta-feira (29).

A partir da entrega oficial, o sistema permitirá que o estádio atleticano se torne um espaço totalmente coberto.

O dirigente atleticano ainda não confirma como será o evento de inauguração da estrutura. O departamento de marketing estuda várias possibilidades, mas a diretoria trabalha com cautela para não precisar cancelar o evento.

“Precisamos dessa segurança de que o prazo será cumprido. Não dá para antecipar nada antes disso”. No ano passado, o evento Shotoo, de MMA, precisou ser cancelado pelo atraso na entrega da “tampa do Caldeirão”.

Em dezembro, a relação entre o clube e a empresa Lanik ficou estremecida após uma troca de acusações de ambos os lados. O engenheiro César França cobra do Atlético o depósito de 94 mil euros (cerca de R$ 300 mil) para cobrir os custos de hospedagem, alimentação e mão de obra dos engenheiros.

Na época, o representante da Lanik ameaçou impedir a volta de seus engenheiros para o término da obra. O clube condenou a atitude de França e garantiu que o dinheiro esta depositado em juízo, já que o clube move uma ação contra os reajustes no orçamento inicial feito pela empresa.

Emed garante que os ânimos foram apaziguados. “A coisa toda foi resolvida. Está correndo o processo ainda na Justiça, mas todo o cronograma estabelecido anteriormente está sendo mantido por nós e pela empresa”, disse. A reportagem tentou contato com o representante da empresa espanhola, mas não obteve retorno.

O primeiro jogo com o teto instalado (provavelmente sem ter sido inaugurado) será no dia 22 de março contra o Nacional de Rolândia, pelo Campeonato Paranaense. O aniversário do Atlético é comemorado em 26 de março e o de Curitiba três dias depois.

“No aniversário do clube, certamente [o teto] estará pronto, mas não deve ser [inaugurado oficialmente] neste dia. É uma data interessante, mas para um evento grandioso como esse tem de ser agendado com uma antecedência muito maior”, explicou Emed. Para ele, a proximidade com a data de entrega inviabiliza a inauguração imediata.