Pra fazer direito!

Atacante Junior de Barros ganha nova oportunidade no Atlético

O atacante Júnior de Barros (ganhou um “de” nesta temporada) será uma das apostas do Atlético para o Campeonato Paranaense. Revelado pelo Furacão na mesma geração que consagrou Douglas Coutinho – uma das mais rentáveis vendas do clube na última década, agregando ao cofre atleticano R$ 12,5 milhões – Barros deixou em 2013 a imaturidade que prejudicou sua sequência no Rubro-Negro.

No Paranaense de 2013 disputou dez partidas e marcou apenas um gol. Irreverente, chegou a ser vetado pelo então técnico Arthur Bernardes por não atingir os números esperados pelo treinador para um atacante. Com o fim do seu contrato em 2013, foi para o XV de Piracicaba (disputou três jogos) e acertou com o Icasa na metade da Série B. Foi no clube cearense que Barros se encontrou.

Para o empresário Renato Moura o que aconteceu do final de 2013 até o final de 2014 foi determinante para a carreira do atacante. “Foi um tempo importante para ele amadurecer e aprender a dar valor a grande estrutura de trabalho que ele tinha e não aproveitava. Ele amadureceu e hoje tem uma outra visão de futebol”.

No Icasa foram apenas cinco jogos. Um meio tempo contra o Vasco e a partida final da Série B contra o Boa (que culminou com o rebaixamento do Icasa, mesmo com a vitória por 3 x 2) foram suficientes para provar a mudança de Barros. “Foi uma das peças mais importantes do nosso time dentro e fora do gramado. Fora teve um caráter muito grande, dentro ajudou muito nossa equipe”, lembra Helton Borba, então auxiliar do Icasa, hoje gerente de futebol.

A vontade era permanecer com o atacante, mas o interesse do Atlético em repatria-lo foi difícil de enfrentar. “Fizemos uma proposta, mas não deu para competir”, afirmou Borba, lembrando a personalidade irreverente de Barros como sua marca.

O bom final de temporada despertou interesse de outros clubes, mas uma dívida de gratidão de Renato Moura o levou de volta ao Atlético. Segundo o empresário, o jogador precisava ser ‘correto’ e voltar ao CT do Caju para mostrar que merecia mais uma chance. “Ele não fazia nada que depusesse contra ele. Mas sabe como são os jovens de 19 anos. Agora ele não vai decepcionar”.

O empresário exalta o equilíbrio técnico que Júnior de Barros vai trazer ao Atlético, exaltando que o jogador vive sua melhor condição física e técnica. Inicialmente o atacante será utilizado por Marcelo Vilhena no time sub-23 durante o Paranaense. “Depois disso é com o Júnior”, concluiu Moura. O novo vínculo do atacante com o Rubro-Negro é de três anos.