Pé na estrada no Paranaense

Times do interior terão que viajar muito mais que os de Curitiba

Distância pouca é bobagem. Neste sábado, começa o Campeonato Paranaense. Serão doze equipes de nove cidades diferentes, que percorrerão o Estado de ponta a ponta em busca do título. Para alguns, o caminho será mais árduo do que para outros. E não estamos falando da qualidade dos elencos, mas sim do caminho mesmo, no sentido literal, que cada time terá que
percorrer.

Mesmo sem querer, em mais uma dessas coincidências do futebol, o regulamento acabou beneficiando os quatro clubes da capital. Como serão onze rodadas disputadas nesta primeira fase, seis times teriam que jogar uma partida a mais como mandante. A solução encontrada para resolver isto foi a mesma do ano passado, com os seis primeiros colocados (no caso Londrina, Maringá, Coritiba, Atlético, Paraná e J. Malucelli) tendo esta vantagem em relação aos demais. A definição em relação a isto, inclusive, está no regulamento do torneio, no artigo 5º – Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os clubes classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da temporada anterior do campeonato, e cinco mandos para os demais clubes, conforme tabela de jogos a ser divulgada pelo Departamento de Competições da FPF.

Com isso, as equipes curitibanas já vão pegar menos a estrada que alguns. Mas, além disso, acabam saindo menos da cidade por conta dos confrontos diretos entre si na capital. Por conta disso, o Paraná será o clube que menos viajará nesta primeira fase do Paranaense, percorrendo apenas 2030 km, entre idas e vindas para Maringá, Paranaguá, Londrina e Ponta Grossa.

Na sequência, aparecem o J. Malucelli, com 2066 km, Atlético, com 2180 km, e Coritiba, com 2486 km. A primeira equipe do interior que aparece na lista é o Prudentópolis, que apesar de jogar apenas cinco vezes diante da sua torcida, viajará apenas 2736 km.

Entre os critérios levados em consideração pela Federação Paranaense de Futebol para montar a tabela, além do fato de quem jogaria mais vezes em casa, estão o aproveitamento de viagens (alguns times jogarão duas rodadas consecutivas como visitante em cidades próximas) e também a distância percorrida. Para equilibrar os duelos contra os times da capital, o campeão e o vice da segunda divisão (Cascavel e Nacional, respectivamente) recebem uma vez cada a dupla Atletiba, logo na primeira rodada.

Porém, o regulamento não acabou beneficiando justamente os dois finalistas de 2014. Londrina e Maringá, percorrerão, respectivamente, 3374 km e 3367 km, sendo o quinto e sexto clubes que mais viajarão. Uma forma que poderia ajudar o Tubarão, por exemplo, era fazer com que um de seus jogos como visitante fosse contra o Nacional, em Rolândia, que fica apenas 23 km de Londrina.

Vai longe

Inevitavelmente, por conta da sua localização geográfica, o Foz do Iguaçu será o clube que permanecerá mais tempo na estrada. No total, serão nada menos do que 7362 km de viagem, mais de três vezes mais que os quatro times de Curitiba. Só para a capital paranaense o time virá três vezes, percorrendo 3810 km para estes compromissos. Além disso, o time também terá que viajar para Londrina, Ponta Grossa e Paranaguá.

Os outros que também sofrerão um pouco mais na estrada são o Cascavel, com 4550 km, o Nacional, com 4314 km, e o Rio Branco, com 3644 km. Ainda assim, cada um percorrerá cerca da metade do caminho do Foz.