Espelho do passado

Sobrinho do ex-volante Emerson quer seguir os passos do tio

Em 2000, quando chegava aos treinos do Paraná, o ex-volante Emerson ‘Bandido’, assim chamado pelos companheiros por causa da raça demonstrada em campo, aparecia acompanhado do sobrinho Leandro, então com cinco anos e paranista declarado.

Ao final daquela temporada, o Tricolor conquistaria o título do Módulo Amarelo da Copa João Havelange, o equivalente à atual Série B. Hoje, quinze anos depois, o garoto Leandro Vilela, agora com 19 anos, tenta repetir o feito do tio e reconduzir o Paraná à elite do futebol brasileiro.

“Sou torcedor do clube desde pequeno e tive a oportunidade de conviver com um atleta dentro de casa. Eu sempre ia aos jogos e treinos. Era algo fantástico”, explicou o volante, uma das apostas do técnico Luciano Gusso para 2015.

Revelado no próprio Tricolor, Vilela ganhou a primeira chance entre os profissionais na Série Prata do Estadual de 2012, sob o comando de Ricardinho. Tinha apenas 17 anos. Depois, voltou para a base e se destacou na campanha da Copa São Paulo do ano passado. Na sequência, ganhou nova chance entre os profissionais, novamente sob as ordens de Ricardinho.

“Naquela oportunidade, estreei no profissional na semana em que completei 17 anos. Foi uma grande surpresa e um sonho realizado. Depois, me destaquei na base e ganhei nova chance. Tentei agarrar com todas as forças”, afirmou o atleta, que ganhou espaço na reta final da Série B de 2014.

Agora, ele tem a oportunidade de iniciar a temporada entre os titulares. Para alcançar os objetivos, conta até com os conselhos do tio.  “Hoje, ele (Emerson) sempre que pode me ajuda, passando conselhos. Meu grande sonho é repetir o feito dele e reconduzir o Paraná à primeira divisão”, completou Vilela, que atua na mesma faixa de campo onde um dia viu Emerson se apresentar.

Conhecido pela polivalência, uma vez que joga como volante e também como meia, o atleta garante que, independentemente da posição, o que importa mesmo é estar em campo. “Sou uma mistura das duas funções. Quem joga no meio tem de sempre ter uma boa marcação para preencher os espaços. E, quando tem a bola, tem de conseguir dar o melhor suporte para a equipe”, explicou.

Prude

Com quase dois meses de preparação, o Prudentópolis quer largar no Campeonato Paranaense com o pé direito. O técnico Joel Preisner mostra confiança na preparação do grupo para este começo de competição.
“Foram 50 dias de treinos direto e o pessoal está em uma condição razoável para começar. Nos últimos dez dias aprimoramos o condicionamento físico e agora estamos fazendo a parte tática”, declarou o treinador.

A equipe vem para o duelo com o Tricolor sonhando com a vitória. Porém, Preisner fez questão de ressaltar a qualidade do time paranista e considera um empate como um bom negócio. “O Paraná pelo que tenho acompanhado formou um elenco bom. Queremos jogar para vencer, mas um empate seria um bom resultado”, concluiu.