Dor de cabeça pro time

Gusso tem poucas opções para armar a zaga do Tricolor

O técnico Luciano Gusso terá que ‘se virar’ para reorganizar a defesa do Paraná Clube para a largada do Paranaense. Com a saída de Alef, o treinador terá que recorrer a atletas da base ou até improvisar nas primeiras rodadas do estadual. No jogo do próximo sábado – às 19h30, na Vila Capanema -, frente ao Prudentópolis, a tendência é que o volante Jean seja improvisado no setor, como já ocorreu em alguns jogos da Série B e no jogo-treino do último sábado, contra o Metropolitano.

Antes mesmo da saída de Alef, Luciano Gusso já havia deixado clara a sua intenção de contar ao menos com mais um defensor para a disputa do Estadual. No elenco, as opções seriam apenas os garotos Renan e Bianor. Um quadro que se agravou com a transferência de Alef. O jogador foi requisitado pelo Internacional e, por força contratual, o Paraná nada pôde fazer. “Até fizemos uma tentativa de reajuste salarial, mas o Joinville fez uma oferta pelo empréstimo do jogador e, aí, ficamos de mãos atadas”, disse Marcelo Nardi, superintendente de futebol do Tricolor.

Alef chegou ao clube no ano passado, emprestado pelo Inter. O Paraná pagava apenas 50% dos vencimentos do atleta e o colorado gaúcho tinha a prerrogativa de requisitá-lo a qualquer momento. O bom desempenho de Alef no jogo-treino com o Joinville, na semana passada, acabou abrindo caminho para a oferta do tricolor catarinense pelo jogador. “Vamos buscar uma nova opção, mas sem pressa”, disse Nardi. “Temos algumas limitações econômicas e vamos trabalhar dentro das nossas possibilidades, sem inflacionar a nossa folha salarial”, assegurou o dirigente.

Diante das opções, a tendência é que Luciano Gusso aposte as fichas no recuou de Jean para o setor. Pesa, nesta decisão, a maior ‘rodagem’ de Jean, que já foi titular da equipe na Série B do ano passado. Com essa alteração, a vaga no meio-campo deverá ser ocupada por Leandro Vilela. O recém-contratado Marcos Paulo ainda não está num processo de recuperação clínica e física e não deverá ser utilizado nas primeiras rodadas do Paranaense. O Tricolor já vive a reta final de preparação e até o apronto de quinta-feira Gusso deve oficializar a equipe para encarar o Prude.

A tendência é que ele escale a seguinte formação: Marcos; Ricardinho, Cleiton, Jean e Bruninho; Leandro Vilela, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio; Rossi, Rodrigo Tosi e Carlinhos.

Treino

No terceiro e último jogo-treino antes da estreia no Paranaense, o Paraná Clube empatou em 1×1 com o Marcílio Dias, ontem, no CT Racco. O teste foi feito com os jogadores reservas do Tricolor. O gol da equipe paranista foi anotado por Maiquinho, um dos reforços para a temporada. Valério, de cabeça, igualou o placar. O Tricolor iniciou a atividade com Jociel Henrique; Adriano, Renan, Luis Felipe e Yan; Marcos Paulo, Leandro Vilela, Marcos Serrato e Lucas Pará; Maiquinho e Paulo Henrique. Na segunda etapa, Gusso escalou o time com Wendel; Neto, Bianor, Luis Felipe e Arílton; Otávio, Lima, Lucas Sotero e Gabriel; Yan Phillipe e Diogo (Guga).