Titular e intocável

Carlinhos ganha espaço e vira peça-chave no Paraná Clube

O setor ofensivo é, ainda, a grande incógnita do Paraná Clube para a temporada 2015. Pelo menos no que diz respeito ao atacante de referência. Até aqui, o clube não conseguiu encontrar um substituto para Adaílton, que fechou a Série B em alta e se transferiu para o futebol japonês. Um cenário que faz o técnico Luciano Gusso estudar variações, inclusive com a possibilidade de atuar sem um camisa 9 efetivo. Apesar dessa indefinição, há hoje uma certeza no clube: Carlinhos terá espaço para dar sequência ao futebol apresentado no ano passado.

Muitas vezes apontado como “rebelde”, Carlinhos chegou a acionar o clube na Justiça, há alguns meses. “Foi um momento conturbado. Muito estresse. Acumulou o fato de você não estar sendo aproveitado, salários atrasados…”, comentou o jogador. “Conversei bastante com meu pai, meus representantes, e decidi retirar a ação e seguir no Paraná. A diretoria me apresentou seu planejamento, as ideias para 2015 e isso me deu novo gás”, confirmou o garoto de apenas 20 anos, mas já seguindo para a sua terceira temporada no elenco principal do Tricolor.

“O Paraná é um clube de tradição, tem camisa. Então, não tem essa de entrar no Paranaense só pra participar. Temos que buscar coisas maiores. O clube não conquista o título desde 2006”, destacou Carlinhos. Ele sabe que o caminho será árduo, mas acredita no trabalho desenvolvido pelo técnico Luciano Gusso. “Estamos ainda num início de temporada. Mas, o primeiro teste (o empate por 0x0 com o Joinville) foi bom”, analisou. “Encaramos um time que hoje está na Série A e acho que fizemos um bom jogo. Todos estão soltando as pernas agora e acredito que podemos fazer um grande Estadual”.

Carlinhos não se vê como a ‘grande aposta’ do Paraná para 2015. “Não passo por cima de ninguém. Meu foco e trabalhar melhor a cada dia para buscar o meu espaço”. Foi desta forma que, no ano passado, ele conquistou a confiança do técnico Ricardinho e se tornou titular da equipe na Série B. “E num momento delicado, onde não podíamos errar, pois estávamos lá atrás na tabela de classificação”, lembrou. Para o atacante, a guinada do Paraná em 2015 já começou. “O primeiro passo foi dado, com a redução da folha, mas com a manutenção de jogadores como o Lúcio Flávio e o Ricardo Conceição”.

Para o jogador, essa mescla entre experiência e juventude será a marca do Tricolor no Paranaense e também na Série B. “O segundo passo, segundo a diretoria, é colocar a casa em ordem. A partir disso, e com um time aguerrido, temos boas chances de emplacar uma boa temporada”, disse. “Já deu para perceber, na forma do Gusso trabalhar, que o Paraná terá um padrão tático bem equilibrado, marcando forte, mas chegando à frente com bom volume de jogo. O torcedor pode acreditar na gente”, arrematou o jovem atacante paranista.