Aqui é minha casa"

Marcos segue no Tricolor por amor à camisa e carinho da torcida

O carinho e a confiança dos torcedores foram determinantes para a permanência de Marcos no Paraná Clube. Identificado com as cores do clube que o lançou no futebol, hoje ele é um exemplo de dedicação e referência para os mais jovens. Com esperanças renovadas, o camisa 1 espera que o Tricolor tenha aprendido com os erros recentes para emplacar uma temporada mais equilibrada, sem sustos e com salários em dia. “O caminho adotado é o correto. Redução na folha, aposta nos mais jovens e um fôlego maior para o Brasileiro”, atestou Marcos.

Na visão do experiente goleiro paranista, a transformação não ocorrerá da noite para o dia. “É um processo demorado e, por isso, o torcedor tem que ter paciência”, avisou. “Nosso trabalho, dentro de campo, será no sentido de melhorar a imagem do clube, de devolver a alegria ao torcedor. Conquista é consequência de trabalho bem feito”. Sebastião Marcos Barbosa de Oliveira, quando retornou ao Brasil, após dez anos atuando no futebol português, não esperava se deparar com tantas dificuldades no clube que ele aprendeu a amar.

Natural de Siqueira Campos, o goleiro foi forjado na base do Paraná em uma época de conquistas. “Você sempre imagina o melhor para o seu clube. Mas, nunca fui de vender ilusões. Hoje, é complicado falar em Série A”, reconheceu. “O primeiro passo está sendo dado. Com pés no chão, o objetivo é fazer um bom Paranaense e, a partir daí, com alguns reforços pontuais, quem sabe o cenário para o Brasileiro seja melhor”, comentou. Apesar da postura cética, o goleiro não descarta a possibilidade de o Tricolor realizar um bom Estadual.

“Mesmo que estivéssemos com um time só de juniores, eu entraria para vencer sempre”, cravou. “Uma boa base foi mantida e com esta aposta na base, poderemos fazer frente ao favoritos. O importante é não errar agora para evitar desperdício de um dinheiro que já não há”. Neste ponto, Marcos não esconde uma preocupação mais do que justificada. O camisa 1, na prática, segue jogando por amor ao clube e à profissão. Sem entrar em detalhes, admitiu que passou boa parte do ano passado sem receber salários e que isso quase o fez mudar os planos para 2015.

“Só que aí, você recebe o carinho do torcedor, percebe que foi útil ao clube. Renovei minhas esperanças e estou aqui, pronto para os novos desafios”. Marcos recusou alguns convites para seguir na Vila Capanema pelo menos até o final do ano, quando se encerra o seu vínculo. Até lá, já terá completado 39 anos e irá decidir que rumo tomará. “Torço muito para que as coisas fora de campo se acertem. Quando a gente vê que o Paraná perde um patrocínio como o da Caixa, isso preocupa. Mas, espero que novos parceiros surjam e que o clube possa manter os vencimentos em dia”.

Além do carinho da torcida, Marcos também viu nas renovações dos contratos de Lúcio Flávio e Ricardo Conceição motivos para seguir vestindo a azul, vermelha e branca. “São jogadores diferenciados. O Lúcio ajuda muito dentro e fora de campo. O Conceição, mesmo tendo mercado, abriu mão de vencimentos para seguir no Paraná. São exemplos assim que fazem a gente acreditar que é possível tirar o clube dessa situação difícil em que se encontra. O Paraná tem jeito, sim”, concluiu o “guarda-redes”.

Gusso define o time

O técnico Luciano Gusso começou a esboçar a equipe titular do Paraná para a disputa do Campeonato Paranaense. Na tarde deontem, em treino realizado no CT Racco/Paraná Clube, Gusso escalou o time com Marcos; Ricardinho, Cleiton, Alef e Bruninho; Jean, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio; Rossi, Carlinhos e Rodrigo Tosi.

A tendência é de que este seja o onze inicial do Tricolor que enfrenta o Joinville hoje, às 16h, no centro de treinamentos da equipe catarinense.

Os destaques ficam para as presenças do lateral-esquerdo Brun,inho e dos atacantes Rossi e Rodrigo Tosi, recém-contratados para a disputa do Estadual.

Já na lateral-direita, Gusso opta pela improvisação do volante Ricardinho. No início do ano, o clube acertou com os laterais Adriano e Arilton. No entanto, enquanto o primeiro atuou pela equipe reserva, o segundo realizou trabalhos físicos em um dos campos auxiliares do CT.

Atacante com mais tempo de casa dentre os três escalados, Carlinhos afirma querer deixar no passado o status de promessa. “Acho que já passou na hora de se firmar. Agora não tem mais o que fazer, tem que se manter da maneira que a gente precisa, buscando o nosso espaço”, destacou.

Já a equipe reserva atuou com Murilo; Adriano, Bianor, Luiz Felipe e Gabriel Yan; Neto, Leandro Vilela, Marcos Serrato, Lucas Pará e Lucas Sotero; Paulo Henrique. O volante Marcos Paulo realizou trabalho de prevenção muscular no departamento de fisioterapia.

O Paraná estreia no Estadual dia 31, quando recebe o Prudentópolis, na Vila Capanema.