O cara da ligação no Coxa

Cáceres chega com a missão de aproximar a defesa do ataque

Confirmado ontem como novo reforço do Coritiba para 2015, o volante Cáceres chega com a missão de dar mobilidade ao meio-campo da equipe. Sem um homem de criação nesta temporada após as saídas de Alex e Robinho, o paraguaio terá a responsabilidade de ser o segundo volante que irá se aproximar do setor ofensivo, auxiliando Dudu e provavelmente Wellington Paulista.

Aos 26 anos, Luis Cáceres faz parte da nova geração de volantes que tem habilidade para construir jogadas e levar o time ao ataque, inclusive se aventurando com dribles e aparecendo dentro da área. Foi assim que se destacou no Cerro Porteño, clube onde se profissionalizou, Libertad e chamou a atenção do Vitória, onde chegou no começo de 2013 e foi um dos destaques na campanha que quase levou o time baiano à Libertadores. Em 2014, sofreu um pouco com lesões musculares e uma fratura no dedão do pé direito, mas ainda assim foi um dos poucos que se salvaram na péssima campanha que culminou no rebaixamento do Vitória para a Série B.

Em Salvador, Cáceres ocupava o mesmo espaço de campo que irá utilizar no Alviverde. Sob o comando de Ney Franco, o Vitória jogou a maioria das partidas com três volantes, sendo que em muitos casos, dois jogadores exerciam a função de primeiro volante, com o paraguaio logo à frente deles. Ou então, ele fechava a primeira linha defensiva, mas com mais liberdade para atacar e apoiar os armadores.

Se depender do que Marquinhos Santos vem esboçando nos primeiros dias da pré-temporada e no jogo-treino de ontem com o Red-Bull Brasil, o Coritiba seguirá na linha de atuar com três volantes. Ontem, a trinca foi formada por João Paulo, Rosinei e Pedro Ken, três atletas com características mais próximas de atacar do que defender. Ou seja, a possibilidade de Cáceres se encaixar nos planos do treinador é alta.

Além disso, o jogador tem a seu favor também o fato de já ter disputado Libertadores, Sul-Americana e ter defendido a seleção paraguaia nos últimos anos. Uma experiência que certamente pode ser útil para um elenco que ficou carente de líderes em 2015.

Hélder

O volante Hélder finalmente acertou a sua renovação com o Coritiba. Apesar de a diretoria já dar como certa a permanência do jogador há dias, somente esta semana ele resolveu a questão de litígio que tinha com o Bahia e ontem desembarcou em Atibaia.