Ciclismo da Olimpíada terá largada e chegada na praia de Copacabana

O Comitê Organizador do Rio/2016 mudou de ideia com relação ao trajeto das provas de ciclismo de estrada na Olimpíada do ano que vem. Pouco mais de um mês depois de anunciar o roteiro, começando e terminando no Aterro do Flamengo, os organizadores agora decidiram que tanto a prova masculina quanto a feminina de resistência terão largada e chegada na praia de Copacabana.

A União Ciclística Internacional (UCI), que em dezembro divulgou como seria o trajeto das provas em uma imagem, desta vez não informou em detalhes como ficará o roteiro. Assim, não explicou se os ciclistas passarão pelo Aterro e pela praia de Botafogo, trechos previstos antes da passagem por Copacabana.

O ciclismo de estrada olímpico tem duas provas em cada naipe. A mais aguardada sempre é a de resistência, que no Rio vai ter 256,4 quilômetros para os homens e 130,3 quilômetros para as mulheres. Pelo antigo trajeto, de Copacabana os ciclistas iriam a Ipanema, Floresta da Tijuca, Vista Chinesa, São Conrado e Barra da Tijuca até chegar ao Circuito de Grumari, na Zona Oeste. Lá começa o caminho de volta até Copacabana.

A principal diferença da prova masculina para a feminina é o número de voltas nos circuitos mais duros. No chamado Circuito das Canoas, na Floresta da Tijuca, que inclui uma das vistas mais bonitas do Rio na Vista Chinesa, serão três voltas para os homens e uma para as mulheres.

Depois, em Grumari, mais um circuito complicado, com direito a 2 quilômetros em paralelepípedo e subida de 2,1 quilômetros com 4,5% de inclinação. Naquela região, mais a Oeste do que o Recreio dos Bandeirantes, serão quatro voltas para os homens e apenas uma para as mulheres. Tudo isso foi mantido no novo trajeto.

Também em Grumari vai acontecer a prova de contrarrelógico, com percurso de 29,8 quilômetros para as mulheres e o dobro disso para os homens, tendo largada e chegada na praça Tim Maia, na praia do Pontal.

Pelo projeto mais recente, a área denominada “Copacabana” terá cinco instalações olímpicas. Na praia de Copacabana, especificamente, são dois. Já no Leme, mais a norte, ficará a Arena do Vôlei de Praia. No outro extremo, a sul, no Forte de Copacabana, vão acontecer as provas de triatlo e maratonas aquáticas.

Voltar ao topo