Sem loucuras

Marquinhos quer brigar pelo Estadual e pela temporada toda

O Coritiba ainda vive um processo de ajustes no seu elenco, que virá bastante modificado para as disputas do Paranaense, da Copa do Brasil e do Brasileirão. Sem Alex – que se aposentou – e Robinho – negociado com o Palmeiras – caberá a Marquinhos Santos encontrar um novo padrão de jogo. Diferente do que ocorreu no ano passado, o clube não irá recorrer a um time alternativo nas primeiras rodadas do Estadual. “Pela estrutura que possui, o Coritiba tem que estar na decisão. O título é consequência do desempenho nas partidas finais”, disse o treinador na edição de ontem do Globo Esporte.

O treinador aposta no trabalho elaborado para esta pré-temporada, que avançará nas primeiras rodadas do Estadual. “Temos que usar o Paranaense para preparar bem os atletas, mas sem comprometer a sequência do ano. Temos, na sequência, Copa do Brasil e Brasileiro”, lembrou Marquinhos. No ano passado, o Verdão tentou preservar o grupo principal nas primeiras rodadas. Os titulares ficaram na pre-temporada, em Foz do Iguaçu, enquanto um ‘expressinho’ encarou as cinco primeiras rodadas, com direito a dois clássicos. Mesmo com a estratégia, o Coxa caiu nas semifinais, para o Maringá.

Além de não conseguir revelar jogadores para o time principal – a exceção foi Dudu – o clube passou o Estadual sem conseguir montar uma equipe-base. O revés diante do Galo acabou custando uma mudança drástica de rumos, com a demissão de Dado Cavalcanti e a chegada de Celso Roth. Um emaranhado de erros que cobrou o seu preço na disputa da Série A, onde na maior parte da competição o Coritiba conviveu com o risco da degola. “O projeto é para o ano inteiro e não apenas para o Estadual. Nas três, quatro primeiras rodadas, os jogadores estarão com a perna pesada. Lá pela quinta rodada é que o time estará melhor ajustado, inclusive no que diz respeito ao plano tático, pois mudamos bastante o perfil do grupo”, lembrou Marquinhos.

A ideia do treinador é repetir, basicamente, o que foi feito em 2013. Mesmo com um desempenho complicado no Brasileiro anterior (ele assumiu para recuperar o time num momento ruim, que culminou com a demissão de Marcelo Oliveira), Marquinhos Santos conseguiu reajustar o time no Estadual e faturou o tetracampeonato sobre o rival Atlético. No embalo do título o Coxa largou bem na Série A e ocupou as primeiras colocações até a 14ª rodada. “Começamos bem essa pré-temporada. Fiquei surpreso pela forma como os atletas se comportaram nos treinos físicos. Agora, começamos a introduzir o trabalho com bola. Estamos no caminho certo, dentro daquilo que projetamos. Faltam algumas peças pontuais, que já estão em negociação”, arrematou Marquinhos.

Leia mais sobre o Coritiba!