Exemplos pra gente

Galo e Cruzeiro devem servir de inspiração para times do Paraná

Como foi bonita a festa dos mineiros. Lindo o Mineirão, pintado de muito azul e algum preto. O branco unindo os dois lados. Galo e Raposa. Dois campeões nacionais, uai. Os mineiros têm razão pra sorrir.

Daqui do Paraná nos resta admirar. Por que isso não acontece conosco? Também temos dois times na primeira divisão. Cada um com seu belo estádio. Um deles, arena de Copa do Mundo.

Lá pra cima, nenhum dos campeões tem casa própria. Um aluga a do América-MG e o outro usa o do poder público. Mas têm, certamente, belas e grandes salas de troféus.

Vão dizer que lá por Minas a tradição é maior. Que o Cruzeiro teve Tostão e o Atlético-MG Reinaldo. Mas o nosso Atlético deu Kléberson à seleção brasileira. E o Coxa mandou Dirceu, titular em três Mundiais.

Temos dois times na primeira divisão. Com elencos mirrados e ambições dedicadas ao acaso. Qualquer boa classificação ou vaguinha em torneio continental é obra do além. Virou normal brigar contra o rebaixamento. Ou lutar pra retornar à elite. Na última década Furacão e Coxa passearam pela Segundona quatro vezes. E o Paraná Clube está lá estacionado há sete anos.

Problemas

À frente do Trio de Ferro há cartolas que não se bicam. Que só pensam no próprio umbigo. E fazem as coisas de acordo com interesses pessoais. Alguém aí tem coragem de retrucar? Ou há outra justificativa, que não seja arrogância e nariz empinado, pra Curitiba não ter sediado a decisão da Copa Libertadores da América em 2005? Ou pra essa ideia pobre de clássico de uma só torcida?

Apequenamo-nos na última década. E assistimos ao Cruzeiro ganhar três títulos brasileiros. Ano passado o Galo levou a Libertadores. Recopa e agora a Copa do Brasil este ano. E nós?

Enquanto lá pra cima as notícias são de alegria, nós aqui da parte de baixo do mapa lamentamos um teto que não fica pronto nunca e jogadores protestando publicamente por três meses de salários atrasados. Ou sete!

É preciso se mexer, minha gente. É muito pouco festejar adianto de verba de televisão pra pagar as contas. Ou que a vitória na próxima rodada elimina totalmente as chances de rebaixamento para a Série B.

Ô trem doido, uai!