Campanha Virtual

Situação e oposição lutam por votos de 9 mil sócios do Coxa

Enquanto o Coritiba luta em campo para escapar do rebaixamento, a disputa eleitoral é travada na internet. As duas chapas abusam das redes sociais e e-mail para chegar à imprensa e aos torcedores. Ontem, os dois lados seguiram mostrando suas armas – mas sem os protagonistas, o presidente Vílson Ribeiro de Andrade e o candidato oposicionista Rogério Portugal Bacellar.

Cada “partido” puxou a discussão para lados diferentes. Num vídeo disponibilizado no site da chapa e no YouTube, um dos candidatos a vice-presidente da situação, o ex-dirigente Luiz Henrique Barbosa Jorge, tratou de explicar porque ele desta vez apoia Vílson Ribeiro. “Meu trabalho é pelo Coritiba. Nunca tive interesses pessoais, estou sempre buscando ajudar para o crescimento do Coritiba. Por isso me dispus a participar da chapa, porque os integrantes deste grupo são os mais experientes e mais indicados em transformar o Coxa em um clube mais forte”.
Barbosa Jorge, o “Espeto”, é um nome tradicional dentro da torcida do Cori. Ele foi um dos fundadores da torcida organizada Mancha Verde nos anos 1980, e depois passou para a política interna do clube. “Essa é a chapa correta. Tenho convicção de que aqui estão as pessoas mais preparadas e que não vão deixar o clube passar para a mão de aventureiros”, atirou.

Arquivo
Espeto chamou oposição de “aventureiros”.

Do lado oposicionista, o ex-vice Ernesto Pedroso fixou alvo em um antigo desafeto, Felipe Ximenes – sem citá-lo e sem citar quem deu-lhe poder quase absoluto no Coxa, o presidente Vílson Ribeiro. Num e-mail distribuído pela assessoria da chapa, Pedroso faz duras críticas à demissão de Marcelo Oliveira e à negociação de Éverton Ribeiro – hoje técnico e principal jogador do Cruzeiro bicampeão brasileiro e finalista da Copa do Brasil (ver página 18). “(Marcelo Oliveira) É um treinador que sempre mostrou uma ótima qualidade e que o Coritiba demitiu. Agora é bicampeão brasileiro”, reclama Pedroso, que deixou o Alviverde em julho de 2012, quarenta dias antes do treinador ser mandado embora.

Sobre Éverton, a bronca é pelos valores. “Ele foi vendido por um valor irrisório. O Coritiba liberou um jogador dessa qualidade para o Cruzeiro e não consigo entender até hoje o que aconteceu. Agora vale pelo menos umas dez vezes mais”, disse Pedroso, já definido pela turma da oposição como homem-forte do futebol no caso de vitória da chapa.