Homem de confiança

Vanderlei completa marca histórica pelo Coritiba

O jogo de domingo – às 19h30, em Belo Horizonte – frente ao Atlético-MG pode sacramentar a permanência do Coritiba na Série A do Brasileirão. O duelo também será emblemático para o goleiro coxa-branca. Quando pisar no gramado do Independência, Vanderlei estará completando o seu jogo de número 300 com a camisa do Verdão. Será o oitavo jogador da história do clube a atingir essa marca. Com contrato até o final de 2016, o camisa 1 tem caminho aberto para se tornar o atleta que mais vezes atuou pelo clube. A marca, hoje, pertence ao goleiro Jairo, que defendeu o Alviverde por 410 vezes.

Vanderlei já está no Alto da Glória há sete anos. No início, mesmo chegando com um título paranaense – conquistado pelo Paranavaí, em 2007 – veio para compor o grupo e ser o reserva imediato de Édson Bastos. Nos anos seguintes, se alternou com o companheiro na posição e somente em 2011 assumiu a condição de titular absoluto da equipe. Na atual temporada, é um dos responsáveis diretos pela reação do clube no Brasileiro. Apesar das oscilações da equipe, o camisa 1 apresentou uma grande regularidade e é difícil apontar uma falha de Vanderlei ao longo dos 36 jogos disputados até aqui, neste Brasileiro.

O goleiro é o único que disputou todos os jogos da equipe nesta Série A. Um desempenho que despertou interesse de outras equipes. No início do ano, ele chegou a ser sondado pelo Grêmio. Agora, os boatos dão conta de um possível desejo do Fluminense. Uma situação que até agora não se confirmou. O procurador do atleta garante que até o momento não surgiu nenhuma proposta oficial e que trata do tema como ‘buchicho’ da bola. Vanderlei, na condição de referência dentro do clube, está focado na reta final da competição e tem a intenção de cumprir o contrato, renovado no início de 2014.

Caso cumpra o vínculo e mantenha a mesma regularidade dos últimos anos, Vanderlei poderá se transformar no recordista absoluto de participações com a camisa coxa. Hoje, ocupa o 8º lugar, com 299 jogos, atrás de Jairo (410), Aladim (402), Nilo (386), Hermes (366), Nico (350), Reginaldo Nascimento (338) e Miltinho (329). Este ano, sem ter disputado as finais do Paranaense e tendo sido eliminado da Copa do Brasil nas oitavas de final, o clube completará 60 jogos. Numa projeção simples, Vanderlei poderia superar, em 2016, a marca dos 420 jogos defendendo o Verdão.