Alívio

Vitória contra o Palmeiras deixa Coxa mais tranquilo

O Coritiba voltou a respirar aliviado no Campeonato Brasileiro. Com uma dose extra de emoção, o time coxa-branca venceu o Palmeiras por 2×0, ontem à noite, no Couto Pereira e está cada vez mais próximo de se livrar de vez do rebaixamento à Série B do ano que vem. Agora com 41 pontos, o Verdão assumiu a 15ª colocação, saiu da ZR e abriu três pontos para o Vitória, que é o 17º colocado. Domingo que vem, contra o Atlético-MG, fora de casa, o time alviverde poderá garantir matematicamente a sua permanência na elite do futebol nacional.

O clima de decisão e a ameaça real de rebaixamento dos dois times deixaram a partida nervosa na etapa inicial. Com grande presença do torcedor coxa-branca, o time alviverde, apesar de ter maior posse de bola, pecava pelo excesso de ansiedade e nervosismo para tentar abrir o placar e o caminho da vitória. Mesmo assim, as melhores chances foram do Verdão. No início do jogo, Joel recebeu de Robinho, cruzou e Nathan evitou que Zé Love marcasse o primeiro.

O Palmeiras, apostando nos contra-ataques, quase abriu o placar aos 13 minutos. Com a defesa alviverde desarrumada, Wesley arriscou da entrada da área e Vanderlei fez grande defesa. O Coxa, com dificuldades no setor de criação e para furar a retranca do time paulista, conseguia assustar o goleiro Fernando Prass em chutes de longa distância. Hélder, Alex e Zé Love por pouco não abriram o placar.
Quando finalmente conseguiu furar a defesa palmeirense, o Coritiba teve um gol anulado aos 25 minutos. Depois da cobrança de falta, Zé Love chegou a marcar, mas o árbitro Elmo Alves Resende Cunha, contestado pelo torcedor, anulou o gol coxa-branca. Nos 15 minutos finais, o time alviverde passou a ser um pouco mais efetivo no ataque, criou boas chances, mas nada capaz de tirar o zero do placar.

O rumo da partida começou a mudar aos 9 minutos. Na pressão do time coxa-branca, Alex, depois do cruzamento, tentou, e a bola sobrou para Zé Love, que na área, encheu o pé e abriu o placar no Alto da Glória. A partir daí, a pressão e o nervosismo passou mudaram de lado e o Palmeiras, que até então era só defesa, teve que se abrir para tentar o empate.

Com os contra-ataques a sua disposição, o Coritiba passou a ser ainda mais perigoso. Bem postado na defesa, o Coxa liquidou o jogo aos 25 minutos. Robinho fez lançamento preciso para Alex, que na cara do gol rolou para Joel, livre, mandar para a rede e ampliar a vantagem. Aí foi só administrar a vantagem e fazer o torcedor respirar aliviado.