Brasileirão 2014

Coritiba vence em casa e respira um pouco mais

A corda no pescoço é alviverde. Coritiba e Palmeiras entraram em campo com o fantasma do rebaixamento rondando os dois clubes. Enquanto que o Coxa conta com a torcida a seu favor, o time paulista tem seu principal jogador de volta. O chileno Valdívia foi escalado de última hora para esse importante jogo pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida começou nervosa, com as duas equipes atacando bem pouco e o jogo ficando concentrado mais no meio do campo. Aos poucos, tanto Coritiba quanto Palmeiras foram mais ao ataque. Primeiro, foi o time paulista que começou atacando mais, porém logo o time da casa assumiu o controle do jogo e seguiu dominando. A medida que passava o tempo, o nervosismo das duas equipes resultava em mais faltas. Não tardou para os cartões amarelos surgirem.

O primeiro amarelo foi aos 18 minutos, para o coritiba. O atacante Zé Love fez uma falta forte e desnecessária e levou o seu terceiro cartão amarelo, desfalcando o alviverde paranaense na próxima rodada. Os outros dois amarelos do primeiro tempo foram para os paulistas: Renato, aos 33 minutos, e João Pedro, aos 42 minutos.

Chances de gol? Foram poucas realmente com perigo, a maioria vinda dos paranaenses. Coritiba foi mais ao ataque no final do primeiro tempo, mas ainda assim não levou tanto perigo assim ao goleiro palmeirense.

Pressão coxa branca

Veio o segundo tempo e algumas mudanças. A primeira delas foi no Palmeiras: Valdívia, que estava voltando do departamento médico e ficou desaparecido no primeiro tempo, não aguentou e saiu, dando lugar a Diogo. Sem o jogador chileno, o meio de campo palmeirense ficou ainda mais inativo. Aí era a vez do Coritiba aproveitar e pressionar ainda mais. Não tardou para que o primeiro gol aparecesse. Num bate e rebate aos oito minutos, a bola sobrou para Zé Love, que não desperdiçou e deixou o seu gol, abrindo o marcador no Couto Pereira.

Mesmo com o gol, o time de Curitiba continou pressionando a defesa cada vez mais fraca do Palmeiras. O técnico Dorival Junior ainda tentou dar uma injeção de ânimo no time paulista, colocando o atacante argentino Cristaldo no lugar do Washington. De nada adiantou. Aos 25 minutos, passe em profundidade para Alex, que deixou Joel totalmente livre na cara do gol. E não desperdiçou: Coritiba 2 a 0.

Cambaleante, o Palmeiras até tentou esboçar alguma reação depois dos 40 minutos, mas sem muito sucesso. Bastou ao time alviverde paranaense administrar a vantagem com a posse de bola, tocando a bola para lá e para cá, levando a torcida a gritar “olé” e provocar o time adversário com gritos de “segunda divisão”.