‘Caso Petros’ será julgado de novo pelo STJD na quinta

Corinthians e Grêmio se enfrentarão em campo neste domingo, no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e travarão uma disputa no tribunal na semana que vem. O STJD marcou para a próxima quinta-feira o novo julgamento do “caso Petros”.

Em meio à disputa por uma vaga na Copa Libertadores, o Corinthians, absolvido em primeira instância, ainda pode perder quatro pontos por uma suposta escalação irregular do jogador. O Grêmio foi uma das equipes que recorreram da decisão do tribunal – a outra foi o Internacional, que também luta por um lugar no G4.

A data do novo julgamento foi divulgada nesta sexta pelo STJD. O caso será analisado pelo Pleno um mês depois da primeira decisão e a apenas duas rodadas do fim do campeonato.

No primeiro julgamento, a CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) foram consideradas culpadas por um erro de registro do novo contrato do jogador com o Corinthians. Houve divergência de datas. O nome de Petros apareceu no BID da CBF no dia 1.º de agosto, uma sexta-feira. Porém, o registro na FPF é do dia 2, um sábado, o que significa que ele só poderia ser registrado na CBF na segunda-feira. O problema é que Petros jogou contra o Coritiba no domingo (3 de agosto).

O jogo terminou empatado (0 a 0). Se o Corinthians for punido, perderá o ponto conquistado naquela partida e outros três pela escalação irregular. Mas o departamento jurídico do clube acredita em outra absolvição.

“Temos confiança de que a decisão será mantida. Seria um absurdo perder os pontos, o atleta estava no BID. Já fomos absolvidos”, afirmou o diretor jurídico Luiz Alberto Bussab.

EM CAMPO – Para o confronto deste domingo, o Corinthians terá o retorno do atacante Paolo Guerrero, que desfalcou o time nos dois últimos jogos porque estava na seleção do Peru. “É claro que a equipe com o Paolo será melhor. Ele é um atleta experiente e vive um grande momento. Mas nós temos de pensar como uma equipe”, disse o técnico Mano Menezes.

Até a noite desta sexta foram vendidos 27 mil ingressos para a partida, que será às 19h30. O público total poderá até ser recorde pós-Copa do Mundo – sem as arquibancadas móveis, que foram retiradas. O Corinthians deve ir a campo contra o Grêmio com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins (Felipe) e Fábio Santos (Uendel); Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Malcom e Guerrero.

Voltar ao topo