Futebol

Opinião: O ‘pelado de roupa’ após Coxa voltar à ZR

O futebol sempre pregou peças em seus admiradores, e como cada torcedor é um técnico, também são incontáveis as histórias de apostas entre torcedores a respeito de resultados de partidas nas quais os apostadores dão com os burros na água.

Basta lembrar, por exemplo, a declaração do jornalista Juca Kfouri que certa vez disse que cortaria o braço caso o Palmeiras vencesse o Atlético Mineiro, no Mineirão, e não é que o time paulista venceu a partida? Claro que foi uma brincadeira e, obviamente, Kfouri não amputou seu braço, mas ontem algo parecido aconteceu na redação do Paraná Online e Tribuna do Paraná.

Tudo começou quando o ‘Velhinho’, renomado jornalista da Tribuna do Paraná, que todos os dias nos brinda com belas histórias em sua coluna, mostrou seu descontentamento e pessimismo com o seu Palmeiras, que na inauguração de sua Arena foi derrotado por 2 a 0 para o Sport Recife.

O ‘Velhinho’ já havia externado a sua preocupação com alguns colegas da redação pela manhã, mas logo após o almoço ele foi conversar com o ‘Ranzinza’, jornalista do Paraná Online, coxa-branca, que acabara de chegar à redação e, sem rodeios decretou:

– O Palmeiras vai ser rebaixado. Vai perder para o Coritiba no Couto Pereira e vai cair.

O jornalista do Paraná Online, por sua vez, admitiu que o Palmeiras se complicou, após a derrota para o Sport, e concordou com o seu colega, ao dizer que o Coritiba vencerá o Palmeiras no fim de semana, mas discordou de que o Verdão paulista cairá, ao apontar que a Chapecoense será o quarto rebaixado no Brasileirão, admitindo que Criciúma, Botafogo e Bahia já carimbaram seus passaportes para a Segundona, o que ainda não é definitivo.

‘Ranzinza’ ponderou que a tabela da Chapecoense é muito mais complicada do que a do Palmeiras, já que o time catarinense tinha o Fluminense, brigando por uma vaga na Libertadores e ainda tem o Botafogo, num confronto direto, e o Cruzeiro, que pode ser que precise do resultado para se sagrar campeão brasileiro.

E ‘Ranzinza’ seguiu ponderando que, mesmo o Palmeiras tendo Coritiba e Internacional, ambos fora de casa, e que não somará nenhum ponto nesses jogos, ele fechará o campeonato contra o Atlético-PR e garantirá os três pontos, já que o rubro-negro não quer mais nada no campeonato, e esses pontos serão suficientes para o time paulista se livrar do rebaixamento.

‘Ranzinza’ ainda tentou tranquilizar o colega ao dizer que o Fluminense não perderia pontos para a Chapecoense. Claro que o palpite não era apenas por conta do Palmeiras, e sim por uma torcida própria, já que se o time catarinense vencesse a partida, o seu Coxa voltaria para a famigerada zona do rebaixamento, como voltou.

Mas, diante do alto de sua experiência e com a autoridade de quem já viu o imponderável acontecer diversas vezes no futebol, ‘Velhinho’ demonstrou não estar certo da vitória do tricolor carioca, no Rio de Janeiro, diante da Chapecoense.

Convicto de seu palpite, ‘Ranzinza’ não teve dúvidas e disparou: – Se o Fluminense perder para a Chapecoense, amanhã eu venho trabalhar pelado. Prontamente, ‘Velhinho’ chamou dois colegas jornalistas como testemunhas e emendou: – Você já avisou sua patroa que amanhã você virá trabalhar pelado?

E a experiência mostrou ser sábia mais uma vez. Mesmo jogando com o apoio de sua torcida e precisando da vitória para se manter na briga por uma vaga na Libertadores, o Fluminense não foi páreo para a Chapecoense, que goleou o time carioca por 4 a 1, mostrando que jogo não se ganha na véspera.

Claro que ‘Ranzinza’ não apareceu na redação hoje pelado, até porque a sua patroa já havia lhe dito que tal insanidade estava fora de questão, mas com todas as piadas que teve que aguentar durante o dia, ele sentenciou: – Estou me sentindo um pelado de roupa.