Esquema vencedor

Coritiba deve ter zagueiros contra o Palmeiras no Couto

Após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, Leandro Almeida retorna ao time e, com ele, o técnico Marquinhos Santos poderá retomar o mesmo esquema tático utilizado com sucesso contra Corinthians e Fluminense. Nessas suas partidas, ele armou a defesa com três peças, dando total liberdade aos alas Norberto e Carlinhos. Frente ao Flamengo, tentou recorrer à essa estratégia, mas com Sérgio Manoel improvisado como zagueiro, e não deu certo. “Utilizar esse esquema é uma possibilidade real, sim. Vamos fazer um treino neste sábado, onde os últimos detalhes serão ajustados”, confirmou o treinador.

Marquinhos sabe que a essa altura da temporada, um bom diálogo e os trabalhos extra-campo – vídeos e palestras – acabam sendo mais efetivos do que o simples treino de campo. O Coritiba, além do desgaste físico, convive com a pressão psicológica de ser o time que mais tempo ficou na ZR. Um retrospecto que deixa o Verdão como um dos ‘favoritos’ à degola. “O grupo reagiu muito bem no jogo frente ao Vitória. Não gostei da atitude do time contra o Flamengo, mas na última partida voltamos a competir. É isso que precisamos. Nessas rodadas finais, uma postura firme será mais importante, pois teremos jogos sem muita técnica”, acredita.

O meia Robinho concorda e aproveitou para pedir ao torcedor o apoio incondicional nesta decisão contra o Palmeiras. “Eles (os torcedores) sempre estiveram ao nosso lado. Isso ajudou para que a gente conseguisse uma campanha muito segura em casa. Agora, não pode ser diferente, pois podemos resolver a nossa vida no Couto Pereira”, disse Robinho, acreditando que com mais seis pontos o Coritiba dará ‘um bico’ em qualquer possibilidade de rebaixamento. “Tudo passa por uma vitória sobre o Palmeiras. Temos três decisões seguidas e o time tem que estar focado, com o apoio do torcedor, para dar esse primeiro passo”, cravou o camisa 20 do Verdão.

Com a possibilidade de armar o time com Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton, Marquinhos Santos deve abrir mão de Zé Love. Com uma contratura na parte posterior da coxa esquerda, ele foi substituído no segundo tempo do jogo em Salvador. Ontem, ele permaneceu em tratamento e apenas os atletas que não atuaram diante do Vitória realizaram um trabalho de campo. A preocupação da comissão técnica é evitar qualquer desgaste, dando muita ênfase ao descanso e à recuperação física (e emocional) do grupo. Hoje, haverá apenas um treino leve para a definição da equipe, que só será anunciada oficialmente momentos antes da partida.

Apito

O árbitro goiano Elmo Alves Resende Cunha vai apitar o duelo decisivo entre Coritiba e Palmeiras, no Couto Pereira. Ele será auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Bruno Raphael Pires, também de Goiás.