Homem de confiança

Volante se destaca pela boa campanha do Coxa no Couto

Prestes a disputar o duelo decisivo contra o Palmeiras, que pode deixar o Coritiba muito próximo de escapar da segunda divisão, o volante Hélder, emprestado pelo Bahia no final de maio, é um dos responsáveis pela arrancada que o time coxa-branca teve, sobretudo no segundo turno, depois da chegada do técnico Marquinhos Santos. Preterido em diversos jogos pelo técnico Celso Roth, o volante, com suas boas atuações, virou um dos homens de confiança do atual comandante alviverde.

A empatia de Marquinhos Santos com Hélder pode ser explicada com os números. Na sua trajetória pelo Coritiba no Campeonato Brasileiro, o jogador esteve presente em 19 jogos. Quando esteve em campo, o Coxa conquistou sete vitórias, cinco empates e sofreu sete derrotas, totalizando aproveitamento de 45%. Neste período que o volante está no clube, em sete oportunidades ele não esteve em campo pelo Brasileirão e o rendimento do time caiu pela metade. Foram quatro derrotas, dois empates e somente uma vitória, com 23% de rendimento.

Eficiente na marcação, com o passe refinado e com lançamentos precisos, Hélder dá ao time maior qualidade na saída de bola e, quando o jogador está em campo, o aproveitamento ofensivo e defensivo melhora consideravelmente. Nos 19 jogos em que o volante esteve em campo, o Coritiba marcou 24 gols e sofreu 21. Nos outros sete duelos em que o atleta não atuou, foram somente três gols marcados e onze sofridos.

Além de bom marcador e passador, Hélder assumiu outra característica importante. Com bom potencial em chutes de média e longa distância, o volante foi decisivo em dois resultados positivos do Verdão. Contra o São Paulo, no Couto Pereira, quando o Coxa perdia por 1×0, Hélder iniciou a reação ao acertar um belo chute de fora da área. Mas para o torcedor, o gol que ficou marcado foi no clássico contra o Atlético. Antes do primeiro minuto da etapa final, o volante mandou de longe, acertou o ângulo e deu a vitória ao Coritiba. Contratado na parada para a Copa, Hélder só foi estrear quase dois meses depois. Sem muitas oportunidades com Celso Roth, ele se firmou sob o comando de Marquinhos Santos. Porém, no primeiro semestre, quando o atual treinador alviverde comandava o Bahia, o volante, que estava lá desde 2010, não teve muitas oportunidades. Com a camisa coxa-branca, Hélder esteve em campo em 14 dos 18 jogos que o técnico Marquinhos Santos comandou no Campeonato Brasileiro.