Receita pra escapar

Fique ligado na situação do Coritiba no Brasileirão

O ponto somado em Salvador não foi suficiente para impedir o retorno do Coritiba à maldita ZR. Com a surpreendente vitória sobre o Fluminense, no Rio de Janeiro, a Chapecoense devolveu o Coxa à área de risco. Apesar da situação delicada, o Verdão depende apenas de suas forças para sobreviver na Série A. Só que para isso terá, obrigatoriamente, que vencer o Palmeiras, no duelo de amanhã, às 19h30, no Couto Pereira. Um cenário de pressão que já está enraizado no Alto da Glória. Restando apenas três rodadas para o fim da temporada, qualquer deslize, agora, será irreversível.

O Coritiba ficou relegado à ZR em nada menos do que 28 das 35 rodadas disputadas até aqui. Um retrospecto preocupante e que torna esta reta final ainda mais angustiante para o torcedor coxa-branca. O Verdão joga todas as suas fichas no ótimo aproveitamento que possui dentro de casa. Sob o comando de Marquinhos Santos, o clube conquistou 74,07% dos pontos disputados. Porém, para ainda sonhar com a sobrevivência na primeira divisão, terá que superar essa marca. Como está em desvantagem nos critérios de desempate, terá que vencer os dois jogos que ainda disputará em seu estádio – Palmeiras e Bahia – para chegar aos 44 pontos e poder planejar 2015.

Mesmo estando, hoje, entre os quatro últimos, o Coritiba tem um risco de queda menor do que o do Vitória, por exemplo, primeiro time fora da ZR, mas com a mesma pontuação que o time paranaense. O Infobola estima o risco do Verdão em 33%, contra 42% dos baianos. O Palmeiras, adversário de amanhã, tem 23% de chances de queda. No Chance de Gol, o quadro é praticamente o mesmo. O Vitória aparece com 47,8%, contra 25,5% do Coritiba e 24,1% do Palmeiras. Nos dois sites, Criciúma, Botafogo e Bahia estão virtualmente rebaixados. Porém, se não derrotar o Palmeiras, a matemática da sobrevivência será complicadíssima.

Um eventual tropeço, amanhã, obrigaria o Coritiba a buscar pontos fora de casa, contra o Atlético Mineiro. Algo difícil de imaginar, diante daquilo que o Coxa fez – ou deixou de fazer -, até aqui, neste Brasileirão. Com apenas nove pontos conquistados fora de casa, o Coritiba segue entre os últimos do Brasileiro neste quesito e só não é pior do que Botafogo e Criciúma, que não ao acaso são ‘companheiros’ de ZR. Por mais que o Verdão dependa tão somente de seus resultados, certamente o torcedor coxa ficará ‘secando’ os concorrentes. Em especial Chapecoense e Vitória, que também jogam amanhã, contra Botafogo e Figueirense, respectivamente. Além da calculadora, é bom preparar velas, terços e outros ‘adereços’, pois as últimas rodadas prometem emoções e muita apreensão.