Não pode bobear

Coxa tem dois confrontos diretos pelo Brasileiro

Uma vitória sobre o Fluminense é fundamental para que o clube se mantenha vivo na luta contra o rebaixamento. A tabela coloca o Coritiba, após esse confronto, fazendo dois jogos fora de casa, contra Flamengo e Vitória. Uma sequência ruim, neste momento, seria um caminho sem volta. Por conta disso, jogadores e comissão técnica destacam a importância de um apoio incondicional do torcedor nesse jogo de amanhã.

“Temos que vencer. Já não há outra opção”, frisam os atletas, de olho no desempenho também dos concorrentes diretos. Na prática, são sete clubes lutando por apenas três vagas.

Com o Criciúma em situação mais delicada – e com uma tabela muito ruim – os demais irão se digladiar nesta reta final, inclusive com muitos confrontos diretos. O Figueirense, por exemplo, passou a conviver com o fantasma do descenso após fracassar nas últimas rodadas. Tudo isso após golear o Coritiba. Naquele momento, o time catarinense projetava um fim de ano sem sustos, o que não se confirmou. Já nesta rodada, fará um novo jogo ‘de seis pontos’, em casa, diante da Chapecoense. O Figueira tem ainda outros dois confrontos diretos, diante de Botafogo e Vitória.

Uma situação parecida com a da Chapecoense, que após encarar o Figueirense irá jogar contra Vitória e Botafogo, ambos na Arena Condá. Já o rubro-negro baiano, que até esboçou uma boa campanha no returno, mas não se desvencilhou das últimas colocações, terá três decisões seguidas, a partir da próxima rodada, contra Chape, Coritiba e Figueirense. Destes, apenas diante do Coxa estará jogando em casa. Estes duelos irão incidir diretamente no ‘número mágico’ para a permanência na Série A.

As equipes que hoje estão no Z4 terão somente dois confrontos diretos cada, à exceção do Criciúma, que faz apenas um ‘jogo de seis pontos’ (contra o Bahia, no Heriberto Hülse). Coritiba, Botafogo e Bahia têm dois jogos nestes moldes cada. Partidas onde uma derrota poderá definir se sobrevivem ou irão disputar a Segundona em 2015. O Verdão, apesar do péssimo retrospecto como visitante, acredita que com os pontos que ainda vai disputar no Couto Pereira poderá clarear a sua situação neste Brasileirão. Se vencer todos os jogos, chega aos 42 e, dependendo das combinações, ficaria bem perto da sobrevivência.