Na volta ao Itaquerão, Corinthians muda contra Coritiba

A partir deste sábado contra o Coritiba, Mano Menezes terá sete jogos, quatro deles em casa, para colocar o Corinthians na Copa Libertadores do próximo ano. Esta é sua última missão como técnico do clube. Fora dos planos para 2015, ele evitou admitir o óbvio em sua última entrevista coletiva antes da partida, às 21 horas, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro, que marca o retorno do time ao estádio Itaquerão, em São Paulo.

“Acho que quem tem de falar sobre isso é o presidente. Minha preocupação, neste momento, é que estamos lutando por uma vaga na Libertadores”, disse Mano Menezes. O presidente Mário Gobbi já falou. Há exato uma semana, ele afirmou que o Corinthians terá por 30 dias, em janeiro, um treinador interino. Uma decisão surpreendente e surreal para um clube em plena pré-temporada (confirmada nos Estados Unidos) e que pode disputar um mata-mata de pré-Libertadores com um técnico tampão.

A decisão de não renovar o contrato de Mano Menezes é explicada, em parte, pelas eleições para presidente, em fevereiro, apesar de Gobbi e Mano ter uma boa relação. Nesta sexta-feira, os dois conversaram em clima amistoso enquanto os jogadores disputavam um rachão.

Se dependesse de Gobbi, Mano Menezes ficaria no Corinthians, mesmo com toda a pressão que o dirigente teve de contornar após o fiasco na Copa do Brasil – a eliminação, de virada, por 4 a 1 para o Atlético Mineiro. No dia seguinte à derrota em Minas Gerais, Gobbi ouviu todos no clube pedirem por Tite, Oswaldo de Oliveira ou arriscar e dar chance ao auxiliar técnico Sylvinho já neste Brasileir~so e não apenas na pré-temporada.

Mano Menezes não fica em 2015 e sabe que o clube trabalha com outros nomes para a próxima temporada. E é nesse contexto que ele tenta fazer com que o Corinthians termine o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados, na zona de classificação na Libertadores. “Conquistamos 10 dos últimos 12 pontos e temos uma sequência boa em casa enquanto nossos concorrentes vão jogar fora. Precisamos de uma alta pontuação para conquistar a vaga que queremos, que é o objetivo do clube”.

O Corinthians luta com pelo menos cinco equipes para terminar no G4. Se vencer o Coritiba, “dorme” na zona de classificação e torce por derrotas de Atlético Mineiro e Internacional, que, neste domingo, jogam fora de casa.

Mano Menezes ensaiou mudanças importantes no time para o jogo contra o Coritiba, um dos times que lutam contra o rebaixamento. O rival deve atuar fechado, com três zagueiros. E por isso o técnico do Corinthians escalou mais um atacante. Petros saiu do time titular e Malcom ganhou nova chance, a primeiro como titular desde a derrota na Copa do Brasil.

Outra provável mudança é a entrada de Danilo na vaga de Jadson. Essa reengenharia no time se deve ainda a ausência de Guerrero, que cumpre o último jogo de suspensão imposta pelo STJD por causa do empurrão no árbitro paulista Leandro Bizzio Marinho.

RETORNO – Após quase um mês, o Corinthians volta a jogar em sua nova arena. O último jogo foi contra o Sport, no dia 4 de outubro (vitória por 3 a 0). Neste mês, a equipe engatou uma série de jogos como visitante e precisou mandar uma partida longe de sua casa por perda de mando de campo. A novidade é que a arena não tem mais as arquibancadas provisórias atrás dos gols. Mais de 21 mil ingressos já haviam sido vendidos antecipadamente.

Voltar ao topo