Sem espaço para erro

Coritiba não pode vacilar se ainda quiser continuar na eleite

O Coritiba já não tem mais direito a erros neste Brasileirão. Restando apenas sete rodadas – com quatro jogos fora de casa – o time de Marquinhos Santos precisa de mais doze pontos para se safar do rebaixamento. O desafio é deixar os deslizes no passado e focar nessas partidas decisivas que o Verdão terá a partir de hoje, às 21h, frente ao Corinthians. Diante da importância deste confronto, o treinador testou várias opções táticas e optou por não antecipar a escalação que entra em campo no Itaquerão. É certo, porém, que a qualidade do adversário fará com que a equipe adote uma postura mais conservadora.

Ao longo da semana, Marquinhos Santos variou dos três zagueiros a três volantes. “O Mano, do lado de lá, também teve tempo para testar algumas opções. Fizemos o mesmo, pois temos que estar preparados para tudo”, disse Marquinhos. O técnico coxa-branca, que abriu a preparação armando a equipe com um trio de volantes, não esconde que a opção com três zagueiros lhe agradou. “Foi bom. Pudemos liberar bem os laterais, que têm essa característica. Tanto o Ivan quanto o Carlinhos sabem apoiar com intensidade”, ponderou.

Neste Brasileiro, o Coritiba só esteve posicionado num 3-5-2 uma única vez. Foi no clássico frente ao Atlético (derrota por 2×0), em Maringá. Na partida, o time ainda era comandado por Celso Roth. Desde a sua chegada, Marquinhos Santos vem procurando uma formação equilibrada o suficiente para somar pontos fora de casa. Um trio de volantes não seria novidade, mas, caso essa seja a escolha, seria com novas peças. Contra o Santos, ele escalou Hélder, Rosinei e Gil. Desta vez, a troca de Gil por Sérgio Manoel daria uma melhor condição de saída de bola para a equipe. “Com três volantes, liberamos mais os meias, o que é algo também interessante”, analisou.

Indagado sobre a possibilidade de o Coritiba perder a força ofensiva, pois com essas opções táticas teria, sempre, apenas um atacante de ofício, Marquinhos foi taxativo. “O Alex, hoje, é um atacante. Não teríamos apenas um jogador avançado. Procuramos o equilíbrio necessário para pontuarmos fora”, justificou o treinador coxa. Em jogos recentes, o Verdão foi muito mal atuando como visitante. Levou sete gols em dois jogos. Porém, diante do Goiás, o time criou várias oportunidades, mas fracassou nas finalizações. Um deslize que o Coritiba já não pode mais se dar ao luxo de cometer. O futuro do clube, na Série A, passa, obrigatoriamente, por um bom resultado em Itaquera.