Atlético

Gustavo, Weverton e Deivid viram peças fundamentais

A presença do zagueiro Gustavo é rapidamente associada à sintonia que o técnico Claudinei Oliveira tem com o elenco do Atlético. A chegada do jogador contribuiu muito para que todos os conceitos do treinador fossem passados com mais agilidade e assimilados com mais rapidez pelos demais jogadores. Para Claudinei, entretanto, o sucesso do grupo nas últimas rodadas (à exceção, é claro, da derrota para o Fluminense, embora o desempenho do time tenha sido bom) se deve a uma “espinha dorsal” de jogadores experientes.

Os anos de idade e experiência adquirida em vários clubes e situações os credenciam a serem a voz de Claudinei em campo durante os jogos. Essa é a missão de Weverton, Gustavo, Deivid, Paulinho Dias e Cléo. “São jogadores que tem uma rodagem maior e podem passar orientações para eles, chama na beirada do campo e transmite as informações. Eles já passaram por muita coisa na carreira. Todos tem sua importância, mas esses jogadores tem entendimento e contamos muito com experiência deles”, explicou o treinador.

Outro que pode fazer parte dessa lista é o atacante Marcelo. Embora ainda jovem, é tecnicamente o melhor jogador do time e o mais visado pelos adversários. “O Marcelo tem que ser acrescentado também, pois ele tem a questão da liderança, comunicação com os atletas e tem liderança técnica também. É um jogador que preocupa o adversário e às vezes acaba tendo mais dificuldades de jogar, pois a marcação nele é maior. Quem vem aqui se preocupa com o Marcelo e sobra mais liberdade pro Marquinhos e Dellatorre”.

Liderando esse grupo está o zagueiro Gustavo. Embora hoje tenha a responsabilidade dividida com as outras vértebras dessa espinha, o jogador é referência para Claudinei. “Por já ter atuado comigo no Paraná já sabia como eu gosto de jogar. As coisas que passava para os atletas, tentando fazê-los entender como eu gostava que a defesa se portasse, ele já conhecia. Então às vezes o que eu estava passando fora do campo, dentro de campo ele ia ajustando”, afirmou.

Confronto dos xarás

As mudanças estão praticamente todas definidas. Gustavo e Cléo voltam ao time depois de cumprirem suspensão, enquanto Cleberson fica de fora também por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Sueliton é dúvida, pois foi poupado de alguns treinamentos da semana. “Não tem muito o que mudar. Tem só a questão da recuperação dos jogadores. 95% do time é o que todos já sabem”, disse. Dellatorre e Marcos Guilherme brigam por uma vaga de titular na frente. “Marquinhos não disputa com o Bady, mas com o Dellatorre. Por dentro o Marquinhos estava tendo dificuldades pra jogar de costas. Na beirada ele vem para dentro e não tem o volante na caça dele. O Dellatorre entrou bem, decidiu jogos e está indo bem na Arena. Temos que pesar isso”, relatou Claudinei.

O Galo deve vir a Curitiba com um time misto, já que a equipe está na semifinal da Copa do Brasil. Para Claudinei, é uma pena. “O Levir que avalia se vai poupar ou não. Prefiro jogar contra o Atlético-MG completo. Queremos jogar contra o melhor do segundo turno”, afirmou.