Ninguém quer ver

Momento delicado do futebol do estado reflete no público

O delicado momento pelo qual atravessa o futebol paranaense no Campeonato Brasileiro vem se refletindo nos públicos. Principalmente quando Atlético e Coritiba atuam fora de casa. A dupla é a que menos atrai torcedores quando atuam longe de seus domínios. Como visitante, o Furacão tem a pior média de público, com 11.317 pagantes por jogo. O Coxa está uma posição à frente (19º), com uma média de 12.479 pessoas por partida. Abaixo de 13 mil pagantes fora de casa, somente os dois e o Goiás, com 12.942 pessoas.

Porém, os números ruins não param por aí. Mesmo como mandantes, rubro-negros e alviverdes estão em uma colocação intermediária. O Coritiba tem o 13º melhor público como mandante, com 11.550 torcedores por partida. O Atlético está em 14º, com 11.427 pessoas por duelo.

Dos quatro piores públicos do Brasileirão até aqui, três deles envolvem a dupla, inclusive o Atletiba do primeiro turno, quando o Furacão venceu o Coxa por 2×0, no dia 25 de maio, no Willie Davids, em Maringá, que levou um pífio público de apenas 1.063 pagantes. No entanto, vale a ressalva que a baixa média de público atleticano se dá justamente porque a equipe precisou atuar cinco partidas fora de Curitiba, por causa da punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) devido à confusão no ano passado em Joinville.

Desta forma, o Rubro-Negro mandou seus compromissos no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (vitória por 1×0 sobre o Grêmio, com um público de 2.495 pagantes), no Mané Garrincha, em Brasília (derrota por 3×2 para o Cruzeiro, com um público de 11.877 pagantes), e no Parque do Sabíá, em Uberlândia (empate em 2×2 com o São Paulo, com um público de 2.817 pagantes), além de atuar em Maringá, onde venceu o Coritiba e também empatou em 1×1 com a Chapecoense, partida que contou com apenas 766 pagantes, o pior público da competição até agora.

O outro jogo que está entre os quatro piores públicos envolvendo um paranaense é a derrota do Alviverde por 1×0 para o Botafogo, em Volta Redonda, que levou 1.271 pagantes. Fecha a lista a derrota do Figueirense para o Bahia por 2×0 na Arena Barueri, em São Paulo, com 777 pagantes.

Números gerais

Em números gerais (considerando partidas como mandante e visitante), Atlético e Coritiba estão entre os cinco piores públicos do Campeonato Brasileiro. O Coxa é apenas o 16º colocado, com 11.984 torcedores por jogo. Já o Furacão é o 18º, com 11.362 pessoas em média, ficando à frente apenas do Figueirense (10.357) e do Goiás (9.900).