São Paulo enfrenta o Emelec e quer abrir boa vantagem

Ainda com chances de título no Campeonato Brasileiro e com um elenco reduzido, o São Paulo entra em campo nesta quinta-feira contra o Emelec, às 20h15, no estádio do Morumbi, em São Paulo, com a missão de resolver a fatura nas quartas de final da Copa Sul-Americana e deixar a vaga para a próxima fase encaminhada, para que o duelo de volta na semana que vem vire quase uma formalidade e o time possa se concentrar também na disputa nacional.

A esta altura já se esperava que o Cruzeiro tivesse praticamente assegurado o bicampeonato brasileiro, mas os tropeços dos mineiros nas últimas rodadas permitiram uma nova reaproximação do time tricolor na tabela de classificação – cinco pontos separam os dois. Desta forma, a equipe voltou a sonhar com o título e se vira para se manter viva nas duas frentes.

A Sul-Americana a princípio seria o “patinho feio” e quase foi colocada em segundo plano, mas à medida que as fases foram passando e cresceu a possibilidade de a conquista salvar o ano – além de coroar a aposentadoria do goleiro Rogério Ceni -, o torneio passou a ser mais interessante – ao menos para colocar mais um troféu na galeria.

“A diferença é que no Brasileiro o Cruzeiro está cinco pontos na nossa frente. Sabemos que a Sul-Americana nos dá uma condição de título maior, não porque tem equipes mais fracas, mas porque sempre começa no zero a zero”, avaliou Souza.

Desta forma, portanto, o técnico Muricy Ramalho escalará o que tem de melhor, o que não quer dizer que a força máxima estará em campo. São vários os desfalques. Rafael Toloi sentiu dores na coxa esquerda e acabou cortado de última hora; Denilson e Luis Fabiano cumprem suspensão e Alexandre Pato continua fora por causa de uma contratura na coxa esquerda.

O setor ofensivo é o que gera mais dúvidas. Pela grande apresentação contra o Goiás, Michel Bastos deve ser mantido no meio e Kaká, que não jogou na última segunda por estar suspenso, deve ser adiantado ao lado de Alan Kardec. Para as demais funções, Paulo Miranda e Antonio Carlos brigam por um lugar na defesa e Maicon deve ser escolhido para formar dupla com Souza no meio de campo.

A estratégia é repetir o início avassalador apresentado contra o Goiás, quando definiu a partida antes dos 10 minutos. “Precisamos de uma vitória consistente e sem levar gols, jogar a todo vapor”, projetou Souza.

O receio é que faltem pernas para o time suportar a maratona. O jogo desta quinta é o segundo na semana e a equipe ainda entra em campo contra o Criciúma, no domingo. Portanto, quanto antes o placar for definido – e de maneira mais dilatada – melhor. O esquema será mantido, com as velhas características de marcação pressão na saída de bola do adversário e movimentação e velocidade no meio para abrir espaços e furar a resistência defensiva.

Voltar ao topo