Gol de Danilo aos 45 define empate em clássico paulista

Decisivo em diversos clássicos contra o São Paulo, Danilo dessa vez fez foi algoz do Palmeiras. Neste sábado, o meia entrou no finalzinho no lugar de Fábio Santos e, aos 45 minutos do segundo tempo, garantiu o empate entre Corinthians e Palmeiras por 1 a 1, no último clássico entre os arquirrivais no Pacaembu. Henrique, artilheiro do Brasileirão, havia marcado no primeiro tempo.

No dia em que inaugurou seu estádio, o Allianz Parque, com direito a Ademir da Guia fazendo o primeiro gol da nova casa alviverde, o Palmeiras tinha o clássico na mão e chegou a colocar uma bola na trave com Wesley. No meio de semana, a equipe também havia cedido o empate no fim para o Cruzeiro, no Mineirão.

O empate deixa o Palmeiras no 14.º lugar, com 36 pontos, por enquanto a cinco da zona de rebaixamento. O time de Dorival Júnior faz sua próxima partida no domingo da semana que vem, dia 2, contra o Bahia, em Salvador. Henrique e Mazinho cumprem suspensão automática.

Já o Corinthians chega aos 53 pontos, ainda a oito do Cruzeiro, que também empatou (1 a 1 com o Figueirense). Grêmio (50), Inter (50) e Atlético-MG (51) ainda jogam pela 31.ª rodada, neste sábado, e podem tirar a equipe paulista não só do terceiro lugar, como também do G4. Daqui a uma semana, o Corinthians recebe o Coritiba no Itaquerão sem Fábio Santos, que levou o terceiro cartão amarelo.

O JOGO – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu a escalação dos dois times. Afinal, o Corinthians perdeu Guerrero, suspenso por dois jogos, enquanto o Palmeiras ganhou Valdivia graças a uma manobra que cancelou o efeito suspensivo para que ele cumprisse a pena contra o Cruzeiro, na quarta passada.

Se o Palmeiras podia contar com seu melhor jogador, o Corinthians perdia sua referência e mudava o estilo de jogar, com Luciano atuando mais aberto. Aumentava, com isso, a responsabilidade dos homens de meio-campo, que precisavam chegar mais perto do gol. Aos 9 minutos, Petros apareceu bem, deu um drible da vaca em Victor Luis, e parou em Fernando Prass.

O goleiro, aliás, deixa o Palmeiras mais forte. Lesionado em boa parte do Brasileirão, Prass voltou bem e, com ele, a equipe evoluiu. Aos 10 minutos, o goleiro travou chute de Luciano em chegada perigosa do Corinthians.

Com um meio-campo mais forte, o time alvinegro controlava a partida. Valdivia jogava mancando e Dorival pensou em tirá-lo, colocando Bernardo e Felipe Menezes no aquecimento. O chileno, porém, acabou participando decisivamente da jogada do gol. Aos 25, carregou pelo meio e abriu para Wesley, que chutou muito mal da entrada da área. Por sorte, a batida virou cruzamento e Henrique, oportunista, se antecipou a Fagner para fazer 1 a 0.

Até o fim do primeiro tempo, cada time ainda teve uma grande chance desperdiçada pelo alto. Tanto Anderson Martins quanto Tobio subiram sozinhos no meio da área e cabecearam muito perto do gol.

Na segunda etapa, a expectativa de um Corinthians mais ofensivo se confirmou. O Palmeiras, no contra-ataque, porém, quase fez o segundo logo aos 6 minutos. Valdivia correu com a bola e abriu para João Pedro, que cruzou. Mazinho chegou atrasado no segundo pau. Na resposta, aos 8, Bruno Henrique encheu o pé de longe e acertou a trave.

Aos poucos, Mano Menezes foi partindo para o tudo ou nada. Tirou Jadson e colocou Malcom e, depois, trocou Petros por Ángel Romero, deixando o Corinthians com três atacantes. A pressão quase deu resultado aos 30, mas Fernando Prass pegou chute perigosíssimo de Luciano.

Quando a coisa esquentou, o Palmeiras tratou de esfriar os ânimos corintianos, carimbando a trave com Wesley. Na base do tudo ou nada, Danilo entrou no lugar de Fábio Santos e acabou resolvendo. Aproveitou sobra na área e contou com a sorte. A bola bateu em Juninho, caído no chão, e tirou Fernando Prass da jogada.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 1 X 1 CORINTHIANS

PALMEIRAS – Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Washington), Valdivia (Felipe Menezes) e Mazinho (Diogo); Henrique. Técnico – Dorival Júnior.

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos (Danilo); Bruno Henrique, Elias, Petros (Ángel Romero), Jadson (Malcom) e Renato Augusto; Luciano. Técnico – Mano Menezes.

GOL – Henrique, aos 25 minutos do primeiro tempo; Danilo, aos 45 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Flávio Rodrigues Guerra (SP).

CARTÕES AMARELOS – Washington, Nathan, Juninho, Marcelo Oliveira e Henrique (Palmeiras); Fábio Santos, Petros e Luciano (Corinthians).

RENDA – R$ 548.062,50.

PÚBLICO – 24.245 pagantes.

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Voltar ao topo