Com a força da galera

Coritiba aposta no apoio da torcida contra o Grêmio

O Coritiba tem pela frente hoje – às 18h30, no Couto Pereira -, mais uma decisão. Uma vitória sobre o Grêmio pode significar um distanciamento da temida ZR. A aposta do time é no ótimo desempenho, em casa, sob o comando de Marquinhos Santos. No calor da sua torcida, o Verdão somou 76,19% dos pontos disputados. Com mais quatro jogos em casa, é possível sonhar com a fuga da degola com um desempenho máximo nessas partidas. O treinador joga suas fichas na sinergia entre time e torcida e vê um futuro positivo para o Coxa.

“O grupo está mobilizado e confiante. Sabemos das dificuldades. Agora que saímos da ZR, o desafio é não voltar”, cravou Marquinhos Santos. O treinador já viveu esse dissabor recentemente. O Coritiba respirou aliviado, fora da área de risco, após derrotar o então vice-líder São Paulo. Na jornada seguinte, porém, o Coxa foi mal frente ao Sport e com a derrota em Recife voltou a figurar entre os quatro últimos. “Temos que impedir esse sobe e desce. Jogamos em casa e estamos prontos para mais uma decisão. Restam oito rodadas e não podemos errar”, avisou o treinador logo após a vitória sobre o Botafogo.

Nesse clima de decisão, Marquinhos Santos não deu pistas sobre o time que colocará em campo. No entanto, dificilmente fugirá àquilo que colocou em campo na última quarta-feira. A única novidade poderia ser a presença de Hélder. O volante vinha sendo um dos principais jogadores do time, mas ficou de fora das três últimas partidas. O equilíbrio só ocorreu com a efetivação de Sérgio Manoel no setor. Após um ano e dois meses afastado por conta de cirurgias no joelho, o volante foi um dos melhores do time contra Figueirense e Botafogo.

Hélder, ontem, sequer trabalhou com o grupo. Fez trabalhos no campo auxiliar, mas foi a surpresa na relação de 23 jogadores para o jogo desta noite. Outra novidade é a presença de Welinton, também recuperado de um desconforto muscular. Mesmo com o zagueiro à sua disposição, Marquinhos Santos, desta vez, deverá manter Luccas Claro no time. A mudança em Florianópolis não deu certo e o Coritiba errou demais na defesa. O resultado: derrota por 4×0. Com 23 participações, Luccas é um dos mais efetivos da equipe nesta Série A.

Independente das escolhas de Marquinhos Santos, o que o torcedor espera mesmo é ver um time guerreiro e capaz de superar o ascendente Grêmio. O tricolor gaúcho chegou aos 50 pontos e está na briga direta pelo G4. “É um time que luta o tempo inteiro, à imagem do Felipão. Temos que igualar neste aspecto e buscar a vitória a qualquer preço”, avisou Marquinhos. O Grêmio é, até aqui, o único time que foi superado pelo Coxa, fora de casa. Naquele jogo, Zé Love (2) e Alex marcaram os gols da vitória por 3×2, ainda sob o comando de Celso Roth.