Caminho das pedras

Coritiba precisa melhorar para se afastar da ZR

A partida de hoje é mais uma decisão para o Coritiba. Mas não é um confronto direto como foi contra o Botafogo, na última quarta-feira. Encarar o Grêmio, às 18h30, representa a chance de escapar um pouco mais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. E para isso é preciso aumentar o rendimento contra os melhores times da competição.

Até o momento, o Coxa encarou nove vezes os times colocados entre a liderança e a sétima posição, a turma que luta pra valer pelo título e pelas vagas na Copa Libertadores – Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Fluminense. Foram apenas duas vitórias contra essas equipes, uma no Couto Pereira sobre o tricolor paulista e outra em Porto Alegre sobre o tricolor gaúcho. De resto, empates e derrotas, que levam o time a um aproveitamento de 36,67% (ver quadro). Pouco, mas ainda superior ao rendimento em todo o Brasileirão, que é de 35,56%.

Prova de que o Coritiba precisa, no final das contas, de uma melhora geral nos números. Para chegar aos 46 pontos, número previsto pelos matemáticos e pela própria comissão técnica alviverde como garantia de fuga da degola, o time precisa somar catorze pontos em oito partidas, um rendimento maior que 50% – e maior inclusive do que o Cori conseguiu até agora contra seus rivais diretos.

Além do Grêmio esta noite, o Coxa tem mais dois encontros com equipes que lutam por vaga na Libertadores: no próximo final de semana, contra o Corinthians, no Itaquerão, e no dia 30 de novembro (penúltima rodada do campeonato), contra o Atlético-MG, no Alto da Glória.

Turma de baixo

Foram seis confrontos do Coxa contra as equipes que nesse momento ocupam o Z4. Nestas partidas, foram três vitórias (Vitória, Botafogo e Criciúma em casa), um empate (Bahia, fora) e duas derrotas (Tigre e Fogão fora de casa). Aproveitamento de 55,56%, que precisaria ser transformado em 100% nos dois jogos que faltam contra essa turma – em Salvador contra o Vitória, no dia 19 de novembro, e no Couto Pereira contra o Bahia, dia 7 de dezembro, na última rodada do Brasileirão.

Na avaliação feita faltam dois jogos – contra Flamengo (16 de novembro, Maracanã) e Palmeiras (23 de novembro, Couto Pereira). No turno, o Coxa perdeu para os dois times.