Furacão blindado

Atlético quer fazer história contra o Fluminense no RJ

A chance de fazer história neste Campeonato Brasileiro é o que move o Atlético logo mais, a partir das 16h20 no Maracanã. Contra o Fluminense, o Rubro-Negro busca a quarta vitória consecutiva que, além de um feito inédito nesta competição, sepulta o risco de rebaixamento que rondava a equipe nos últimos meses. Para este jogo o técnico Claudinei Oliveira terá um desfalque importantíssimo. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Gustavo fará muita falta ao sistema defensivo, mas a filosofia de jogo que implantou no time pode amenizar um pouco o problema do treinador.

Desde sempre (considerando o ano de 2014) o Atlético teve dois problemas: zaga instável e meio-campo pouco criativo. Os problemas gerados por essas fraquezas ficaram evidentes com a sequência de jogos ruins e fracassos da equipe nos campeonatos disputados, como as eliminações precoces da Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Paranaense. Vários jogadores foram testados na posição, porém nenhum foi unanimidade. A falta de resultados, inclusive, quase queimou as promessas que o time tem em seu elenco para a posição de zagueiro.

Tudo mudou com a chegada de Gustavo. Contratado logo depois de Claudinei pela indicação do próprio treinador, o zagueiro deu ao time a qualidade técnica almejada, além de contribuir para o amadurecimento do grupo, afinal a liderança de Gustavo sempre foi um dos seus grandes talentos. Antes da sua chegada, o time tinha tomado 27 gols em vinte jogos, resultando numa média de 1,35 gols por jogo. Com Gustavo, não só os números melhoraram (nove gols em dez jogos, com média de 0,9 gols por jogo), mas também a atuação de outros jogadores.

É aí que surge a arma de Claudinei: a filosofia de jogo. Antes mesmo da estreia de Gustavo, a equipe já tinha melhorado seu desempenho defensivo (tomou só um gol em cada jogo, contra Palmeiras e Grêmio). “Temos excelentes jogadores para substituí-lo. Tanto o Dráusio quanto o Willian Rocha estão preparados e já atuamos juntos. Nosso grupo é bom e quem entrar dará conta do recado”, disse Cleberson, um dos melhores da vitória contra o Criciúma. Antes muito criticado, o jogador cresceu de produção e tornou-se fundamental no esquema de Claudinei. Willian Rocha e Dráusio brigam pela vaga de Gustavo.

Ataque novo?

Sem contar com Cléo, suspenso, Claudinei Oliveira tem à sua disposição algumas alternativas. Em uma substituição normal, Douglas Coutinho entraria na vaga de Cléo e a equipe seguiria com três atacantes. A outra possibilidade é a entrada de Marcos Guilherme no lugar de Cléo, reforçando o setor de meio-campo, mantendo Marcelo e Dellatorre no ataque. Uma terceira possibilidade seria a entrada de Hernani para reforçar ainda mais a marcação. Na lateral-esquerda Natanael volta depois de cumprir suspensão.