Feito quase inédito

Trio de ferro não vencia os seus jogos juntos desde outubro de 2012

O que era para ser (ou pelo menos era esperada) uma coisa natural e corriqueira, vem se tornando cada vez mais raro. As vitórias de Atlético (1×0 no Criciúma), Coritiba (2×0 no Botafogo) e Paraná (1×0 na Portuguesa) neste meio de semana foram muito comemoradas porque há muito tempo o Trio de Ferro não vencia seus compromissos ao mesmo tempo.

A última vez que isto havia acontecido foi há pouco mais de dois anos. No dia 11 de outubro de 2012, o Coritiba derrotou o Palmeiras por 1×0, na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, na Série A do Campeonato Brasileiro. No dia seguinte, foi a vez do Atlético sair vitorioso longe da sua torcida – 1×0 sobre o ABC-RN -, enquanto Paraná, na Vila Capanema, derrotou o Vitória por 3×1, ambos atuando pela Série B. As partidas eram válidas pela 29ª rodada, tanto da primeira quanto da segunda divisão.

Felipe Rosa
Alex sacramentou a vitória do Coxa sobre o Botafogo.

Desde então, o máximo que se conseguiu dos três ao mesmo tempo foram duas vitórias e um empate, que se repetiram neste período em dez ocasiões (uma vez em 2012, seis em 2013 e três na atual temporada).

Sem que nenhum dos três sofresse gol, além de vencerem os três jogos, como aconteceu neste meio de semana, o jejum era um pouco maior. A última vez havia sido nos dias 7 e 8 de setembro de 2012, pela 23ª rodada das Séries A e B. Na ocasião, o Coxa derrotou o Flamengo por 3×0, no Couto Pereira, o Tricolor ganhou do Bragantino por 2×0, na Vila Capanema, e o Furacão goleou o Grêmio Barueri por 6×0, na Arena Barueri.

Felipe Rosa
Cléo marcou o gol da vitória do Atlético em cima do Criciúma.

Justamente por isso é que quando a trinca de vitórias acontece chama tanta atenção. Foi a terceira vez nas últimas 84 rodadas disputadas. Ou seja, nos últimos dois anos, isso aconteceu uma vez a cada 28 rodadas.

Outro lado

Por outro lado, Atlético, Coritiba e Paraná amargarem três derrotas juntos virou algo mais rotineiro. Só na atual temporada, os três passaram por uma rodada sem somar um ponto sequer em três oportunidades. Em uma comparação básica, o Trio de Ferro precisou de pouco mais de dois anos para conquistar três vitórias juntos por três oportunidades, mas conseguiu o feito invertido em apenas trinta rodadas. Ou seja, a cada dez rodadas, os três perdem juntos.