Recuperando moral

Após ser vaiado, Marcos Guilherme dá a volta por cima

Marcos Guilherme viveu dias difíceis na temporada pelo Atlético. O lugar comum nos leva a quase menosprezar qualquer dificuldade que um jogador de futebol tenha. Acostumados em acompanhar notícias sobre salários astronômicos que ganham, carrões que desfilam e mansões que ostentam, ficamos um pouco mais frios ao analisar os momentos tecnicamente (ou até psicologicamente) ruins enfrentados pelos atletas. Como todos nós, às vezes tudo conspira para que o magnetismo do mundo atraia o dedinho do pé com a quina da cama. E o pão cai com a manteiga para baixo.

No caso de Marcos Guilherme o rótulo de “maior revelação da história do clube” dado pelo próprio presidente complicou tudo ainda mais. Mas o que muitos não contavam era com a personalidade do jogador. Sacado do time titular no intervalo do jogo contra o Figueirense, após ser vaiado pelo torcedor, ele respondeu de cabeça erguida que estava preparado para os desafios que estavam por vir. No jogo seguinte foi coadjuvante (contra o Flamengo), mas contra o Criciúma voltou a ser destaque.

Não teve atuação brilhante, é verdade, mas criar a jogada que originou o gol da terceira vitória seguida do Rubro-Negro foi suficiente para Marcos Guilherme voltar às manchetes. Do banco de reservas analisou com paciência o desempenho do time e, ao entrar em campo, contribuiu de maneira decisiva. “A função do cara que esta no banco é analisar o que esta acontecendo na partida. Quando entrar, tem que ajudar e fazer o melhor. Eu pude entrar, ser feliz e ajudar a equipe”.

Não pensem, contudo, que houve algum tipo de rancor. Pelo contrário. O auto conhecimento torna Marquinhos um jogador ainda mais completo. “Sabia que não estava rendendo o que eu esperava e o Atlético esperava. O professor fez certo em me deixar no banco. Treinei ainda mais para quando entrar fazer o meu melhor para ajudar o time”.

Claudinei Oliveira elogiou. “Foi muito bacana, porque o Marcos Guilherme alguns jogos atrás saiu de campo vaiado no nosso estádio e deu a volta por cima. E isso foi reconhecido por todos os companheiros no vestiário”, comentou. “O Marquinhos é um menino que trabalha muito, se entrega muito e sempre corre bastante, ajuda bastante. Está coroando o esforço dele, que não desanimou e superou dificuldades”.

Quase seleção

A notícia surpreendeu. No início da semana Alexandre Gallo convocou Marcos Guilherme (e Nathan) para a seleção brasileira sub-21. “Não esperava. Estava dormindo e o pessoal veio me acordar. Nem acreditei na hora e achei que estavam brincando. Só Deus sabe o quanto trabalhei para isso, o quanto busquei a seleção brasileira e fui feliz em ter meu trabalho reconhecido”, disse. Mas ontem o mesmo Gallo ‘desconvocou’ quase todos os jogadores que atuam no futebol brasileiro para um torneio que será disputado na China. Frustração para Marcos Guilherme.

O jogador ficou feliz com o reconhecimento e sabe que Gallo esta acompanhando seu trabalho. “Ele vem me acompanhando há bastante tempo. Fico feliz dele me dar essa oportunidade. Vou ficar trabalhando ainda mais”.