Tubarão

Londrina empata com Anapolina e garante vaga na Série C

O Londrina é, sem dúvidas, o único time paranaense que tem motivos de sobra para comemorar na temporada de 2014. Depois de derrubar os grandes times do Estado e conquistar o título do Campeonato Paranaense no primeiro semestre, o Tubarão, com o empate ontem em 0x0 com o Anapolina-GO, no Estádio do Café, coroou o grande ano garantindo o seu retorno à Série C do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

Mais do que voltar a disputar a Terceira Divisão do futebol brasileiro, o acesso significa novos rumos para o Tubarão a partir da temporada de 2015. “Esse acesso nos representa muito. É a nossa volta ao cenário do futebol brasileiro. Para conseguir voltar a disputar uma Série A ou uma Série B, você precisa passar pelas Séries D e C. Além disso, conseguiremos ter calendário o ano todo em 2015”, comemorou Sérgio Malucelli, gestor do Tubarão e um dos grandes responsáveis pela recuperação do time nas últimas temporadas.

“No ano que vem não teremos apenas o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e a Série D, que é uma competição de mata-mata. Isso nos dará novos rumos, pois facilitará na venda de patrocínios e em todos os aspectos o clube conseguirá melhorar. Temos que ter e manter os pés no chão sempre”, acrescentou.

O sucesso de hoje do Londrina, que no ano que vem vai tentar conquistar o acesso para a Série B, não veio por acaso. Sérgio Malucelli frisou que o trabalho feito nos últimos quatro anos tinha o objetivo de recolocar o Tubarão no cenário do futebol nacional.

“O segredo é o planejamento que fizemos. Foram quatro anos para conquistarmos isso. Ano passado era para ter sido melhor, mas acabamos perdendo o acesso em um jogo contra o Juventude. Acabou batendo na trave, mas finalmente chegamos ao nosso objetivo. Além do planejamento, demos uma atenção especial para a nossa categoria de base e hoje muitos jogadores são oriundos das categorias menores. Desde 2010 sempre disputamos os principais títulos da base do Estado. Ajuda muito também ter um local para trabalhar, um local para o jogador descansar e sempre honrando seus compromissos, pagando os salários em dias, pois os atletas tem suas contas para pagar”, detalhou Malucelli, que assumiu o clube na Série B do Campeonato Paranaense, em 2010.

Para o futuro, Sérgio Malucelli prefere adotar um discurso mais modesto, mas não esconde a necessidade do apoio do fanático torcedor londrinense para que o Tubarão possa conseguir o acesso para a Série B. “Peço que o torcedor continue nos apoiando e nos incentivando. Nosso trabalho e nossa luta será muito difícil e só assim poderemos chegar aonde queremos”, arrematou.

Partida foi fraca tecnicamente

A expectativa no Estádio do Café é de que o Londrina coroasse o acesso com mais uma vitória. Mas não foi isso que aconteceu. A partida foi muito fraca tecnicamente e o 0x0 acabou sendo o resultado de fato mais justo. A festa ficou por conta da torcida. Mais de onze mil pessoas foram empurrar o Tubarão rumo à Série C.

Precisando reverter a desvantagem de ter perdido em casa por 2×0, o Anapolina foi quem ditou o ritmo na maior parte do tempo, principalmente no primeiro tempo, quando desperdiçou duas boas chances de abrir o placar.

Para evitar uma surpresa em casa, o Alviceleste voltou um pouco melhor na segunda etapa e passou a levar perigo para o adversário, só não marcando o gol porque o zagueiro do clube goiano tirou em cima da linha a bola chutada por Paulinho.

Com o final da partida se aproximando, o Londrina deixou de jogar e recuou, passando a administrar o tempo.