Futebol

Cianorte será indenizado por ter ficado fora da Série C

O Tribunal de Justiça do Paraná determinou na última quinta-feira (16) que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indenize o Cianorte por ter deixado o clube paranaense fora da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013. O valor da quantia ainda não foi calculado, mas deve ser próximo de R$ 10 milhões.

A longa disputa já vem há dois anos. No final de outubro de 2012, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, enviou uma notificação ao Leão do Vale garantindo o clube na Série D do ano seguinte. Mas, logo depois, a entidade mudou o regulamento do torneio e retirou a vaga do torneio.

Só que a situação se complicou em 2013. Devido a uma ação na Justiça, o Treze-PB, quinto colocado da Série D em 2011, conseguiu uma vaga na Série C de 2013. Como o Estatuto do torcedor prevê que uma competição precisa ter a mesma fórmula por dois anos seguidos, o Leão do Vale almejou o seu lugar em 2014, por ter sido o quinto colocado da Série D em 2012.

O clube perdeu a disputa na Justiça Desportiva e chegou a conseguir a vaga na Justiça Comum, mas logo depois a liminar foi cassada. Agora, como a competição já na fase final, ficou decidido que o Cianorte será indenizado por ter ficado de fora. “Não é o que queríamos, mas vamos esperar que a CBF se manifeste. Não queremos arranjar confusão. O TJD-PR já nos abslveu e esperamos que não seja mais uma manobra da CBF. A justiça tem que ser cumprida. Só estamos pedindo que os danos que a gente teve sejam ressarcidos. Perdemos patrocinadores e fomos prejudicados”, afirmou o presidente do Cianorte, Lucas Franzato. A CBF ainda pode recorrer da decisão.