Tricolor

Mesmo com campanha irregular, Paraná revela bons talentos

O Paraná Clube ainda não tem a sua situação definida para o restante da Série B. Depois da última vitória em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a equipe aumentou a distância das últimas colocações e abriu seis pontos da zona do rebaixamento. O Tricolor tem 36 pontos, na 13ª colocação, contra 30 do América-RN, que está na 17ª posição e abre a temida zona da degola.

No entanto, se a campanha não é aquela sonhada pelo torcedor e capaz de fazer com que o time consiga o acesso, a revelação de atletas é comemorada por dirigentes. Com fama de descobridor de talentos desde a década de 90, o Paraná Clube sempre apostou na força dos meninos. Nos últimos anos, mesmo com as enormes dificuldades financeiras e problemas na formação das divisões de base, a cada temporada aparecem jovens promissores com a camisa paranista.

Murilo, Alisson, Jean, Leandro Vilela, Yan, Marcos Serrato e Lucas Pará tiveram suas primeiras oportunidades neste concorrido mundo do futebol em 2014. Este ano, alguns fatores foram fundamentais para o aparecimento de jovens entre os profissionais, entre eles, o fortalecimento na relação dos técnicos com as pessoas ligadas aos meninos. Um bom exemplo disto é Luciano Gusso. Conhecedor da realidade das categorias inferiores, o profissional deu apoio e confiança para que Claudinei Oliveira e agora Ricardinho apostem nos garotos da base. “Acredito que o trabalho de transição feito pelo clube foi muito importante neste processo. Ano passado, fizemos um bom ano e entendo que o Claudinei entendeu o momento do clube e confiou nas minhas análises. O Ricardinho tem dado continuidade, pois sabe da importância que tem para o clube e como foi formado pelo Paraná, sabe valorizar, e muito, essas questões”, disse Gusso.

Jorge Luiz da Silva e Felipe Rosa
Yan e Lucas Pará também prometem dar muitas alegrias à torcida paranista.

E mesmo com pouca idade, os atletas mostram maturidade na hora das entrevistas. Já deram bronca na diretoria, na logística nas viagens, mas na maioria das vezes, preferem valorizar o clube. Um bom exemplo é o zagueiro Alisson. Titular absoluto na Série B, o jogador foi sondado por equipes da Série A e até mesmo, do exterior. Contudo, não quer deixar o Paraná sem uma boa valorização no futuro para o clube.

“Representa um trabalho reconhecido. Desde os meus 14 anos treinei, batalhei, sofri muito, me dediquei em todos os dias com esse único objetivo que era me profissionalizar e graças a Deus com muito esforço consegui. Tenho um carinho muito grande pelo Paraná Clube, além de jogador, tenho um pouco de torcedor também. É o clube que me revelou e me colocou na vitrine do futebol então significa muito pra mim, sou muito grato ao Paraná”, comentou o zagueiro.

A diretoria comemora estes frutos, pois no total, quinze jogadores formados pelo Paraná já atuaram na Série B, contabilizando aí atletas como Marcos, Lúcio Flávio, Carlinhos e outros que estão há mais tempo entre os profissionais. “Desde 2012, temos o projeto de ambientação de atletas da base com os profissionais e estamos tendo o apoio dos técnicos. São em torno de dez jogadores que participam das atividades físicas, técnicas, alimentares e convivem com os mais experientes. Isto, às vezes, é colocado como passivo e falam que temos um elenco numeroso, mas não é uma realidade. Temos a preocupação quanto a uma saída precoce do clube, mas de todos do grupo”, reforçou o vice-presidente de futebol, Celso Bittencourt.