Clássico

Semana cheia ajuda Marquinhos Santos a treinar o Coritiba

O técnico Marquinhos Santos está tendo a sua primeira semana de real trabalho à frente do Coritiba. No clube há mais de um mês, até aqui ele teve que se moldar a uma tabela desgastante e que colocou o time em campo a cada três dias, entre Brasileirão e Copa do Brasil. A saída foi trocar o treino com bola por muita conversa. Uma estratégia que deu resultado apenas nos jogos em casa. No Couto Pereira, o Verdão de Marquinhos tem um desempenho interessante, tendo somado 58,33% dos pontos possíveis. Um aproveitamento que será colocado à prova no Atletiba.

Na lanterna, o Coxa não pode nem sonhar com novo deslize em casa. Além da questão matemática, há o peso emocional de um clássico. A vitória não é, hoje, suficiente para tirar o clube da maldita zona do rebaixamento, mas, com certeza, serviria para impulsionar a sonhada reação, que até agora não saiu do papel. “Não temos outra opção. É vencer ou vencer”, arrisca o goleiro Vanderlei. ‘”Temos feito até bons jogos. Mas, temos que errar menos e sermos mais efetivos na hora de fazer os gols”, comentou o camisa 1 coxa-branca.

Vanderlei é o único do elenco que esteve em campo nas 25 partidas disputadas até aqui. Questionado em alguns momentos, ele teve atuações destacadas nas últimas partidas, com grandes defesas. Um desempenho que se mostrou insuficiente para levar o Coxa às vitórias. Após ganhar fôlego com o triunfo diante do São Paulo (3×1, no Couto), o time fracassou nas jornadas seguintes e perdeu para Sport, Cruzeiro e Internacional. “Fizemos bons jogos mesmo diante de adversários de muita qualidade. Mas, sabemos que isso não basta. Precisamos de pontos para sair o quanto antes dessa posição desconfortável”, afirmou o ala Norberto.

Na busca por uma formação ideal, Marquinhos Santos conta com as voltas de Carlinhos, Germano e Rosinei, mas dificilmente terá à sua disposição o zagueiro Welinton. Em fase de transição, após uma lesão muscular sofrida no jogo diante do São Paulo, há duas semanas, ele ainda não foi liberado para trabalhos de campo. Diferente de Rosinei, que, após se recuperar de um trauma na cabeça, na partida diante do Cruzeiro, já participou dos trabalhos com bola na manhã de ontem, no CT da Graciosa. Hoje, Marquinhos comanda o único treino aberto à imprensa. A definição da equipe, porém, só deverá ocorrer no sábado, uma hora antes da bola rolar.

Com quatro jogos em casa, nas próximas seis rodadas, o Verdão sabe que o ‘fator’ Couto será decisivo para a sobrevivência na Série A. Qualquer deslize, a partir do Atletiba, poderá deixar o Verdão sem uma rota de fuga da ZR. Hoje, a grande dúvida é saber se este elenco tem capacidade técnica – e emocional – para reverter essa situação que se estende desde o início do Brasileiro. Não é ao acaso que o Coxa é o clube com maior frequência no Z4, tendo permanecido nas últimas colocações em nada menos do que 21 das 25 rodadas realizadas até aqui.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook