Tudo ou nada

Sob pressão, Coritiba terá clássico decisivo pela frente

O cenário não poderia ser pior. Na sua primeira semana cheia de trabalho, o técnico Marquinhos Santos tem como primeiro desafio a recuperação emocional do grupo. Após três derrotas seguidas, o Coritiba segue atolado na ZR e, agora, na lanterna da competição. Pela quarta vez, o Verdão fica relegado à última colocação. Sob pressão, o time precisa reagir, justamente diante do seu maior rival. O Coxa recebe o Atlético, no Couto Pereira, e, mesmo vencendo, não conseguirá se desvencilhar das últimas colocações. A campanha pífia coloca o clube como um dos favoritos à degola.

Números

Para o Infobola, o Coritiba é o time com o maior risco de descenso: 72%. Criciúma (71%), Vitória (64%) e Palmeiras (51%) completam a lista dos mais ‘cotados’. No Chance de Gol, o Verdão também aparece entre os quatro clubes mais ameaçados. Criciúma (92%), Palmeiras (64,4%) e Vitória (61,1%) são os mais ameaçados, mas o Coritiba vem logo a seguir, com um risco avaliado em 50,8%. Um quadro pouco animador, diante do retrospecto recente do Coxa. A chegada de Marquinhos Santos, há um mês, deu a sensação de que tudo iria mudar. O nível do futebol apresentado melhorou, mas ainda não atingiu um patamar de confiabilidade.

Desempenho

Os números de Marquinhos Santos, até aqui, só são positivos quando o assunto é Couto Pereira. Como mandante, ele atingiu um aproveitamento de 58,33%. O problema está no rendimento fora. Em quatro jogos, somou apenas 8,33% dos pontos possíveis. Uma dura realidade que faz Marquinhos optar por uma estratégia bastante ofensiva, já não importando se o Coritiba irá jogar dentro ou fora de casa. “Esta será a postura. A tabela nos obriga a agir desta forma”, disse o treinador. Para isso, prega a aplicação tática e a superação. No geral, o Coxa de Marquinhos é levemente superior ao de Celso Roth: 33,33%, contra 29,41% do ex-treinador.

O problema é que o Coxa só irá escapar do rebaixamento se conseguir dar um salto de qualidade neste Brasileirão. Até aqui, não emplacou uma sequência de vitórias sequer. O momento ruim joga ainda mais tensão sobre os atletas do Coritiba, que não podem sequer cogitar um deslize no clássico. Independente de qualidade de grupo ou posição na tabela de classificação, o Verdão entra em campo, no próximo sábado, jogando por apenas um resultado. É vencer ou vencer. Diretoria, comissão técnica e jogadores apostam todas as suas fichas no clássico e nesta sequência de dois jogos em casa. Contra Atlético e Criciúma (este na quarta-feira da semana que vem), o Cori estabelece que rumos irá tomar na reta final desta Série A.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook