Pra cima do Sport

Após deixar a ZR, Coxa quer buscar 2ª vitória fora de casa

Recife – Atolado por quatro longos meses na zona de rebaixamento, o Coritiba conseguiu se desvencilhar das últimas colocações de forma emblemática: derrubando o vice-líder São Paulo, o time de Marquinhos Santos saltou para o 15º lugar e projeta uma campanha ‘de segurança’ para não voltar à área de risco. O primeiro passo para atingir essa meta é melhorar o desempenho fora de casa. Nessa missão, a bola da vez é o Sport, seu adversário de amanhã, às 16h, na Ilha do Retiro. Sem Alex e Zé Love, o grupo terá mais uma prova de fogo neste Brasileirão, onde não há tempo para descanso e tampouco tranquilidade para se curtir um grande resultado.

A delegação coxa-branca chegou em Recife no início da noite de ontem e o técnico Marquinhos Santos ainda comandará um treinamento hoje. Além dos jogadores suspensos – Alex e Zé Love receberam os terceiros cartões amarelos -, o Verdão não terá o zagueiro Welinton, lesionado, e o meia Martinuccio, que segue tratando de uma contusão na região lombar. Independente das peças ausentes, o treinador projeta um time mais sólido em relação às últimas jornadas fora de casa. No Couto Pereira, o Cori de Marquinhos tem sido mortal. Em nada se parece com a equipe tímida e sem inspiração da ‘era’ Roth.

Nos quatro jogos realizados em casa – entre Copa do Brasil e Brasileirão – foram nove gols marcados. Uma média surpreendente diante daquilo que o grupo vinha produzindo (ou não produzindo) até então. A segurança em casa dá o suporte para que o time sonhe com um fim de temporada tranquilo e na zona intermediária da tabela. Mas, para isso, o próprio Marquinhos reconhece que o Coritiba precisa se transformar em um visitante menos passivo. Nos jogos contra Flamengo (Copa do Brasil), Bahia e Santos, o Coxa pouco incomodou os goleiros adversários e, por conta deste comportamento, foi eliminado em uma competição e somou apenas um ponto nos dois jogos seguintes.

Resta saber com quais peças o treinador irá buscar esse equilíbrio. Ao natural, Luccas Claro entra na vaga de Welinton. Já para o setor ofensivo, imaginando que a ideia é não mudar muito a característica ofensiva vista – em especial no segundo tempo – frente ao São Paulo, Dudu seria o mais cotado para entrar na vaga de Alex, com Elber compondo o setor ofensivo ao lado do ‘iluminado’ Joel. É claro que Marquinhos teria outras opções, até mais cautelosas, como por exemplo a entrada de Gil. Só que essa estratégia já não deu o retorno esperado frente ao Santos. Como na sequência o desafio será parar o líder Cruzeiro, o mais sensato seria arriscar em Recife e tentar, a qualquer preço, a segunda vitória fora de casa nesta Série A, a primeira sob a batuta de Marquinhos Santos.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook