Wembley sediará semifinais e final da Eurocopa 2020

A Uefa anunciou nesta sexta-feira que o Estádio de Wembley, em Londres, será o palco das duas semifinais e da grande final da Eurocopa 2020, que será disputada pela primeira vez em cidades de diversos países. A arena, com capacidade para 90 mil torcedores, foi escolhida como sede dos principais jogos em uma disputa com a Allianz Arena, de Munique.

A escolha de Wembley, que recebeu a final da Liga dos Campeões em 2011 e 2013, marca uma vitória da Inglaterra no futebol mundial depois de seguidos revezes na tentativa de sediar grandes eventos. Sem sucesso, o país se candidatou a receber as Copas do Mundo de 2006 e 2018 nos últimos anos.

“Será uma grande hora fazer parte desta que será com certeza uma soberba celebração dos 60 anos da Eurocopa. Wembley é um estádio grandioso e estamos muito felizes por receber as partidas finais da competição”, afirmou o presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA, na sigla em inglês), Greg Dyke.

A Uefa também definiu as sedes das demais partidas da competição, que terá formato especial em 2020 em celebração dos 60 anos do torneio, por decisão do presidente da entidade, Michel Platini. Para receber os jogos das 24 seleções que integrarão esta Euro – geralmente são apenas 16 equipes -, a Uefa escolheu 13 cidades de países diferentes, entre 19 candidatas.

Afora Londres, que receberá apenas três jogos, as demais 12 cidades vão receber três partidas da fase de grupos e uma da fase de mata-mata. Baku, no Azerbaijão (Estádio Olímpico de Baku); Munique (Allianz Arena); Roma (Estádio Olímpico); e São Petersburgo, na Rússia (Zenit Arena) vão sediar uma partida das quartas de final, além de três da fase de grupos.

Já Bruxelas (Eurostadium), Copenhague (Parken Stadium), Budapeste (Ferenc Puskas Stadium), Dublin (Aviva Stadium), Amsterdã (Amsterdam Arena), Bucareste (National Arena), Glasgow (Hampden Park) e Bilbao (San Mames Stadium) receberão um duelo cada das oitavas de final, além de três da fase de grupos.

Voltar ao topo