Dependente?

Com Alex escalado, time do Coritiba tem outra postura

O Coritiba terá que se virar sem Alex no jogo deste domingo – às 16h, na Ilha do Retiro -, frente ao Sport. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele desfalca o time que busca a primeira sequência de vitórias neste Brasileirão. Na última quarta-feira, o torcedor coxa-branca teve mais uma prova da importância do camisa 10 para o time. Pode até não ser uma ‘Alexdependência’, mas com o craque em campo o Verdão se transforma. Com postura de time grande, o Coxa passou por cima do vice-líder São Paulo e pela primeira vez nos últimos quatro meses conseguiu respirar fora da ZR.

Uma série de fatores – da escolha da comissão técnica à dificuldades administrativas – podem explicar o momento delicado do Coritiba neste Brasileiro. Mas, certamente, as constantes ausências de Alex também têm participação na campanha irregular. Na sua última temporada, o meia se machucou muito mais do que poderia imaginar. Com direito a um trauma na cervical que chegou a deixá-lo preocupado com o futuro. Não apenas como atleta. “Por mais que os médicos dissessem que estava tudo bem, foi terrível ficar três dias sem sentir a perna direita. Foi um período angustiante”, comentou Alex, ainda na saída do gramado, após a vitória sobre o São Paulo.

“Por tudo o que passeis desde a lesão (frente ao Flamengo, na Copa do Brasil), já estaria feliz por simplesmente conseguir jogar. A vitória foi só um complemento a essa felicidade”, revelou.

Alex fez de tudo para estar em campo na quarta-feira. Treinou intensamente no fim de semana para recuperar um pouco do tempo perdido. Claramente sem ritmo, precisou compensar a falta de um condicionamento ideal com aquilo que ele tem de melhor: a genialidade. Se era difícil correr como os demais, Alex tratou de simplificar o jogo. Com dois toques precisos, deixou companheiros na cara do goleiro adversário. Em um desses lances, Joel marcou o terceiro gol, que selou a vitória mais expressiva do time neste Brasileiro.

“É importante destacar a força do grupo. Todo mundo correu demais. E aqueles que entraram foram decisivos. O Elber, por exemplo, mudou o jogo no segundo tempo”, comentou Alex.

Pois será em Elber e Joel que o torcedor terá que depositar suas esperanças no jogo em Recife. Além do capitão, o atacante Zé Love, também pelo terceiro amarelo, é outro que fica de fora. Além do toque refinado na bola, o Coritiba não terá a liderança – e a sustentação emocional – que Alex traz ao grupo. A impressão, de fora, é que com o craque em campo o time sofre uma total transformação, capaz de fazer com que o torcedor coxa-branca imagine um futuro muito melhor, bem distante da terrível área do rebaixamento.