Com a força do Couto

Coxa aposta no astral do Couto para desbancar o São Paulo

O Coritiba faz um jogo-chave para o seu futuro no Brasileirão. Na ZR desde a 4ª rodada, o Verdão aposta no “fator Couto” para superar o favorito São Paulo e, dependendo de uma combinação de resultados, ao menos respirar fora das últimas colocações da Série A. O clima decisivo e os já conhecidos problemas administrativos – jogadores expuseram os atrasos salariais na semana passada – fizeram com que o clube optasse pelo silêncio e os treinos foram fechados à imprensa. O técnico Marquinhos Santos conta hoje, às 22h, no Alto da Glória, com cinco novas opções.

Resta saber qual será a proposta de jogo do Cori para encarar uma das equipes mais fortes da competição. Marquinhos Santos não esconde que a fuga da degola passa, necessariamente, por um desempenho perfeito nos jogos em casa. “Gosto do meu time propondo o jogo. Mas, é claro, com os cuidados necessários, dependendo do adversário”, avisa o treinador. No último jogo no Couto, o Verdão adotou uma estratégia agressiva, marcando pressão a saída de bola da Chapecoense. Um plano de jogo facilitado pelo gol logo no primeiro minuto, com Robinho.

Hoje, certamente, o Verdão não irá se expor tanto assim. Ainda mais diante do poderio ofensivo do São Paulo, independente da ausência de Kaká. A tendência, porém, é que o Coxa continue jogando com apenas dois volantes – Hélder e Rosinei – com um meia-armador completando o setor. A tendência é que Alex seja esse articulador. Recuperado do trauma na cervical (sofrido no jogo contra o Flamengo, na Copa do Brasil) , o camisa 10 retornou aos treinos na última sexta-feira, passou no teste de campo e reassume a condição de titular e capitão do time.

Além do retorno de sua principal referência técnica, o Coxa terá ainda duas voltas importantes no setor defensivo. Norberto reassume a lateral-direita e Welinton volta à zaga. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, os dois não enfrentaram o Santos. No caso de Welinton, o zagueiro mais regular da equipe nesta Série A, ele também recuperou-se de uma forte torção de tornozelo, que o tirou de campo nos últimos minutos do jogo frente a Chapecoense. Com os treinos fechados e o mistério em torno da escalação, fica a expectativa para outras alterações.

Uma delas, inclusive, poderia tornar a equipe ainda mais rápida e incisiva. Em jogos anteriores, Marquinhos Santos escalou um falso atacante (com Martinuccio ou Alex na função). Na preparação para encarar o Tricolor do Morumbi, ele lançou mão de um time bastante ousado, com Elber, Joel e Zé Love à frente. Nessa formação, quem ficaria de fora seria Robinho, que já havia sido sacado no intervalo do jogo em Santos. Com ousadia ou cautela, a verdade é que o Verdão, hoje, só trabalha com uma opção: vencer para seguir na luta contra o descenso.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook