Polêmica

STJD descarta punição ao Atlético por ‘escalação irregular’

A estreia do zagueiro Gustavo no triunfo por 2×0 diante do Vitória, domingo, quase causou problemas para o Atlético. Vindo do Paraná Clube, o jogador estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo na Série B e atuou no final de semana. O assunto agitou a tarde rubro-negra, mas teve desfecho positivo para o clube.

Segunda passada, o defensor disputou a partida do Tricolor contra o Joinville, na derrota paranista por 3×0. No confronto, o defensor recebeu o amarelo e não teria condições de jogar diante do Santa Cruz no sábado, na Vila Capanema. A questão problemática ficou na possibilidade ou não de poder escalá-lo em campo, com a suspensão automática sendo válida tanto para a Série A quanto para a B, C ou D. Ou seja, o camisa 3 estava suspenso na Série B, mas e para a elite do futebol brasileiro?

O Atlético se defendeu ao dizer que possui um documento do diretor de competições, Virgílio Elísio, garantindo que Gustavo estava apto a jogar. Essa garantia foi enviada pela entidade ao departamento jurídico rubro-negro na sexta-feira. Entretanto, sugeriu que o atleta não fosse escalado no final de semana mesmo assim. “Eu tinha uma preocupação em relação a isso, então fizemos preventivamente o que deveríamos fazer. E essa prevenção que adotamos nos deu o respaldo para que tomassem a decisão de escalar o jogador”, explicou Domingos Moro, advogado do clube.

Além disso, o advogado cita a revogação do item IV da RDI número 05/2004, que o ampararia caso fosse levado a julgamento. Nela, é dito o seguinte: “O jogador que estiver dependendo do cumprimento do impedimento e for transferido, cumpri-lo-á na primeira partida oficial de que deva participar seu novo clube, qualquer que seja a competição”. Quer dizer – se um jogador muda de série, não leva a suspensão consigo.

O chefe da procuradoria do STJD, Paulo Schmitt, esclareceu que não existe problema nesta ocasião, apesar de depender da interpretação. Inclusive, admitiu que não irá denunciar caso algum clube vá ao tribunal. “Foi escalado regularmente. Como ele vem de uma divisão diferente, não há problema para jogar, independente de estar suspenso”, decretou.