Torcida intelectual

Atlético em 3º lugar no ranking de torcedores escolarizados

Além dos números gerais, a pesquisa produzida pelo Diário Lance! e o Ibope foi dividida também em outras três partes: escolaridade, faixa etária e renda. E se o Atlético tem apenas a 15ª maior torcida, no quesito escolaridade o Furacão está entre os primeiros. Dos 2,4 milhões de atleticanos, 16,8% tem o ensino superior completo. O Furacão só fica atrás de Fluminense (22,3%) e do Palmeiras (17,9%), além de estar empatado com o Sport.

Por outro lado, o Rubro-Negro se mostra o time preferido entre torcedores adultos com menos de 55 anos. De acordo com o levantamento, o Atlético conta com poucos adeptos entre dez e quinze anos. Entre as dezoito maiores torcidas, a equipe paranaense está em último, ao lado do Fluminense, com apenas 340 mil torcedores desta faixa etária. A má campanha no Brasileirão de 2011, quando foi rebaixado, junto com a falta de títulos (o último foi o Campeonato Paranaense de 2009), podem ser fatores que pesaram na decisão das crianças e adolescentes para qual time torcer.

Ao mesmo tempo, conta com apenas 420 mil fãs acima de 55 anos, estando em 13º neste ranking, ao lado do Bahia e ficando à frente apenas dos clubes nordestinos (Vitória, Santa Cruz, Sport e Ceará). Assim, a base da torcida rubro-negra é montada por pessoas entre 16 e 54 anos (1,64 milhões de torcedores).

Renda

O outro tópico da pesquisa leva em consideração a renda dos torcedores. E tanto entre os mais ricos, quanto entre os mais pobres, o Furacão aparece na ponta debaixo do ranking, contrariando o passado, quando era conhecido por ser o time do povão.

Entre os mais ricos, o Atlético está na 14ª posição, empatado com Vasco, Botafogo, Santos e Fluminense, com 1,7% dos 2,4 milhões de torcedores (cerca de 41 mil pessoas). Já entre os mais pobres, o número é bem mais baixo. Apenas 0,1% (2.400 torcedores), sendo o último colocado do ranking.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook