Atlético

Partida contra o Bahia será teste para o trabalho de Doriva

O Atlético entra em campo neste domingo (24), a partir das 18h30, na Arena da Baixada com a missão de não só vencer por vencer o Bahia. A partida se torna muito mais importante porque põe à prova todo o trabalho feito até agora pelo técnico Doriva (em sete jogos, foram três vitórias, três derrotas e um empate). O time não tem apresentado um futebol melhor do que apresentava sob o comando de Leandro Ávila, embora os resultados mantenham o Furacão entre as dez melhores equipes do Brasileirão.

Para o comentarista da Tribuna 98, Guilherme de Paula, o time precisa evoluir muito mais para chegar ao nível esperado de regularidade. “Os resultados até agora são melhores que o rendimento. Aliás, faz tempo. Em sete jogos, o time do Doriva jogou bem apenas em 30 minutos contra o Santos. Só”, afirmou. Para o comentarista o jogo não é decisivo para começar a discutir o futuro do treinador. “Não põe à prova, mas com certeza o resultado pesará muito mais do que o jogo contra o Fluminense, Santos ou Sport. Independente do rendimento, o resultado vai pesar”, completou.

Defesa precisa de ajustes

Muito desse momento instável passa pelo desempenho da defesa. O Paraná Online já trouxe vários dados e informações sobre as atuações dos zagueiros da equipe atleticana, bem como os números que o setor apresenta. Hoje, por exemplo, é a segunda defesa mais vazada (sofreu 22 gols) e perde apenas para o lanterna Palmeiras (23 gols sofridos). O time segue à busca por um reforço para o setor e o próprio treinador admite que precisa conversar habitualmente com os seus zagueiros.

Em entrevista cedida ao GloboEsporte.com, o técnico confirma a preocupação com o desempenho da zaga. Para ele o time tem cometido alguns erros que passam pela falta de maturidade dos zagueiros. “São jovens e vão amadurecer. A gente sabe que existe um preço a ser pago por conta do amadurecimento, mas a gente sabe que é a maneira do Atlético de trabalhar”, disse Doriva.

Para ele, quando se acelera o processo de maturação do jogador, paga-se o preço por isso. “Eles têm tudo para serem grandes jogadores, mas quando você acelera o processo de amadurecimento, ele ocorre nas partidas. Temos tentado minimizar os erros com trabalho e conversas. Os erros têm acontecido, mas conversamos e os orientamos para que a gente minimize os erros para que a gente possa ter uma defesa mais consistente”, completou.

Para o jogo contra o Bahia, o time terá uma modificação justamente no setor defensivo. No jogo passado Dráusio substituiu Cleberson, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Neste domingo quem fica de fora, também por suspensão, é Léo Pereira. A mudança forçada por essa suspensão vai formar a zaga ideal entre as opções à disposição de Doriva -, com Dráusio e Cleberson.

Embora existisse a perspectiva de alguma alteração desde o jogo contra o Sport, Doriva deve manter o mesmo time. O treinador reforça a confiança no grupo como um todo, sem privilegiar nenhum jogador. “Vamos seguir uma linha de manter (o time). Acho que estamos evoluindo como equipe e a gente não avalia a performance individualizada. Avalia o contexto geral. E a equipe tem progredido. Os atletas escolhidos para jogar não são mais importantes do que aqueles que estão prontos para entrar no jogo”, disse.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook