Agora vai ou racha

Coxa recebe o Vitória hoje com a missão de vencer em casa

O jogo desta noite por ser resumido em uma palavra: pressão. O Coritiba entra em campo – às 21h, no Couto Pereira – sem direito a erro. Mais uma vez, o duelo será contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento. O Vitória, com três pontos a mais, é o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Novo deslize poderá determinar a saída de Celso Roth, que até aqui comandou o clube em 19 jogos, com um aproveitamento fraquíssimo no Brasileirão. O Verdão é lanterna e não venceu um jogo sequer atuando no Alto da Glória.

O retrospecto pouco animador dá o tom para esta partida. O Coritiba fez alguns bons jogos nesta Série A, mas sempre contra equipes da parte de cima da tabela. Talvez um reflexo da própria postura do Coxa, que sempre rende mais quando é atacado. Por limitações conhecidas ou pela própria estratégia de jogo, quando tem a posse de bola e precisa agredir o adversário, o time de Celso Roth se perde. Uma barreira que terá que ser superada por pratas-da-casa. Sem Alex e Robinho, os principais articuladores do time, o meio-campo deve ser formado por Dudu e Zé Rafael.

Pelo menos foi assim que Roth armou o time num rápido trabalho de bola parada. “A cobrança do torcedor é legítima. Mas, não entendo a cobrança sobre o Roth. A gente vem trabalhando muito, só que os resultados não estão vindo. Nós também estamos incomodados com essa situação”, disse Zé Rafael, que hoje terá a sua primeira chance como titular neste Brasileiro. No último domingo, ele entrou no segundo tempo, mas teve sua participação prejudicada pela expulsão de Robinho.

O grupo convive com a tensão pela última posição na Série A e também pelo fato de não ter ainda vencido no Couto Pereira. Em seis jogos, só marcou um gol atuando em casa (num pênalti contra o Inter, convertido por Alex). Isso aconteceu no dia 21 de maio. Desde então, já foram três jogos onde o ataque passou em branco. “Isso nos incomoda. E muito. Não é por falta de trabalho. Estamos criando boas oportunidades, mas errando nas finalizações”, acredita Zé Rafael. Os números, porém, jogam contra o Coxa. Mesmo tendo até boa posse de bola, a equipe tem criado muito pouco, quase sempre refém das bolas paradas.

“Só tem um jeito para mudar isso. É vencendo”, cravou o zagueiro Welinton, que retorna ao time e deverá formar a zaga com Leandro Almeida. Se não houver surpresas de última hora, o Coritiba começa o jogo desta noite com quatro mudanças em relação à última jornada. A tendência é que o time inicie o jogo num 4-4-2 e com maior presença ofensiva.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook