Clássico histórico

Pela primeira vez Copa do Brasil pode contar com Atletiba

A CBF definiu ontem os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil e também o chaveamento até a decisão. A partir de agora, as seis equipes que disputaram a Libertadores (Atlético, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio) também estão na competição e se juntam às outras dez que chegaram até aqui.

E o que mais chamou a atenção no sorteio, que aconteceu ontem pela manhã é que se Coxa e Furacão se classificarem, pela primeira vez na história da Copa do Brasil haverá um clássico Atletiba. Aliás, se os dois rivais se enfrentarem, pela primeira vez haverá um confronto paranaense na competição.

Até então, um duelo local ficou só no quase. Nas duas vezes em que chegou mais perto de acontecer, o Atlético esteve envolvido. Em 2008, logo na primeira fase, se o Furacão passasse pelo Corinthians-AL e o Paranavaí pelo Águia Negra-MS, os dois se enfrentariam. O Vermelhinho até fez sua parte. Com uma vitória por 4×3, fora de casa, e um empate por 3×3 em casa, o time se classificou. Porém, o Rubro-Negro, após dois empates por 1×1, acabou eliminado nos pênaltis.

Em 2012, a história se repetiu. Atlético e Paraná ficaram a um passo de se cruzarem nas quartas de final do torneio. O Furacão, com vitórias por 1×0 na Vila Capanema e 2×1 na Arena do Jacaré, despachou o Cruzeiro, mas o Tricolor ficou pelo caminho, após derrotas por 2×1, também na Vila, e 4×0, na Arena Barueri, para o Palmeiras. Vale lembrar que o clube paulista acabou eliminando o Atlético também e foi campeão em cima do Coritiba.

Oitavas

Porém, antes de se cruzarem em uma eventual quartas de final, Coritiba e Atlético precisam se preocupar com os próximos adversários. O Coxa encara o Flamengo, com o primeiro jogo no Couto Pereira, dia 27, às 22h, enquanto o Furacão pega o América-RN, com a ida na Arena das Dunas, também no dia 27, mas às 19h. As voltas acontecem no dia 3 de setembro, com o Alviverde duelando com o Flamengo no Maracanã, às 22h, e com o Rubro-Negro recebendo o time potiguar, às 19h30, na Arena da Baixada, no compromisso que marca a volta da torcida atleticana ao estádio. A última vez que a Arena recebeu uma torcida em jogo do Atlético foi no dia 4 de dezembro de 2011, na vitória por 1×0 sobre o Coritiba.

Coritiba e Flamengo já se cruzaram duas vezes na competição. Em 1996, o Flamengo levou a melhor, após vitória por 2×1 no Couto e empate por 0x0, no Maracanã. Já em 2001, o Alviverde deu o troco. Pelas quartas de final daquele ano, Com uma vitória por 3×1, em casa, e um empate em 1×1, fora, a equipe coxa-branca alcançou a semifinal. No ano passado, Atlético e América-RN se enfrentaram pela segunda fase da Copa do Brasil. Com uma goleada por 6×2, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, o Furacão nem precisou do jogo de volta para se classificar.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook