Conversa no Coxa

Relação da organizada com diretoria retomada após diálogo

Após os incidentes de 2009, que mancharam a imagem do Coritiba nacionalmente, clube e torcida organizada têm um relacionamento pacífico. O rompimento determinado pelo presidente Vilson Ribeiro de Andrade foi superado e, desde 2012, o clima é outro. A ponto de, em situações pontuais, o clube ter até permitido reuniões entre integrantes da facção e jogadores. Uma reaproximação que ganhou força desde 2012, quando Reimackler Graboski assumiu a presidência da Império Alviverde.

“Precisávamos fazer algo para mudar aquele quadro. Clube e torcida têm que caminhar lado a lado, pelo bem do Coritiba”, disse Reimackler. “Fizemos essa reaproximação, mas sem perder a independência. Não somos subsidiados e, por isso, temos totais condições de cobrar e expor nosso pensamento. Seja nas arquibancadas ou em qualquer outro veículo”, comentou. O presidente da Império garante que o trabalho é feito sempre no sentido de assegurar que novos problemas de violência não venham a ocorrer, em especial nos estádios.

Reimackler reconhece que o fato de em alguns momentos integrantes da Império terem tido contato com jogadores (para cobrar e exigir uma reação) é um privilégio. “Mas merecido”, emenda o presidente da torcida. “Nós funcionamos como uma espécie de anti-spam, somos um filtro de tudo o que a torcida comenta, nas arquibancadas e nas redes sociais”, explicou. “Assim, temos a condição de levar ao grupo as reivindicações já filtradas, mas sem expô-los a algum torcedor mais exaltado. Tudo o que não queremos é uma confusão entre atletas e torcedores”, disse Graboski.

Com a reaproximação, a diretoria entende que contornou uma situação delicada da melhor forma: com o diálogo. Um quadro que permitiu a volta da bateria, das faixas e das bandeiras, garantindo o colorido e a festa das arquibancadas. Diferente do que ocorria anteriormente, não há qualquer subsídio à Império. “Viajamos por nossa conta e, além do apoio nas arquibancadas, contribuímos também com o clube financeiramente. Grande parte dos integrantes da Império são também sócios do Coritiba, podendo participar também da vida política do clube”, arrematou Reimackler.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook