Futebol sem torcida

Brasil tem apenas 2 times entre as maiores médias de público

Considerado o país do futebol, o Brasil é coadjuvante pelo menos no que se refere ao ranking dos cem clubes com maior média de público do mundo da última temporada, divulgado pela Pluri Consultoria. Somente dois times brasileiros aparecem neste grupo e, mesmo assim, de forma discreta. Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro, que conseguiu levar em média 28.911 torcedores por partida em 2013, aparece na 70ª posição, e o Santa Cruz, que disputou e venceu a Série C do Campeonato Brasileiro do ano passado, atraiu em média 26.578 por jogo e fechou o ranking na 89ª colocação.

Depois de Cruzeiro e Santa Cruz, que ocupam posições modestas no estudo, o Corinthians aparece na posição 103 do ranking, com média de público por jogo de 24.441 torcedores.

Paranaenses

Dentre os times paranaenses, o Coritiba é o melhor colocado, com média de 14.651 pessoas por partida e ocupando a 243º colocação do ranking. O Alviverde teve também, no ano passado, somente 39% de ocupação dos jogos como mandante.

Além do Santa Cruz, mais três times que não disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro também apareceram na frente do Coritiba no ranking. O Sampaio Correa, que disputou a Terceira Divisão, colocou 19.664 torcedores por partida no ano passado. O Sport e o Palmeiras, que disputaram a Série B em 2013, tiveram média de público por partida de 15.686 e 14.974 torcedores, respectivamente.

O Atlético, que não conta com a Arena da Baixada desde o início de 2012, atraiu 8.772 torcedores por partida no ano passado e ocupa a 396ª posição no ranking mundial, mas com 52% da taxa de ocupação da Vila Capanema, que foi a principal casa do Furacão em 2013. Se comparado à temporada de 2011, quando o Furacão ainda mandava os jogos no Joaquim Américo, a média de público do time atleticano caiu quase pela metade. Naquele ano, 14.179 atleticanos em média compareceram em média aos jogos do clube.

Alemães em alta

Não por acaso e sem nenhuma coincidência os times alemães, que hoje são grandes exemplos de organização e profissionalismo no futebol, dominam o ranking dentre os clubes que mais atraem torcedores aos estádios do futebol mundial. Dos dez primeiros colocados, seis são equipes alemãs. Com 80.297 torcedores por partida, o Borussia Dortmund, além de ser o líder do ranking, foi um dos poucos clubes do futebol mundial que conseguiu 100% da ocupação do estádio na última temporada.

Também entre os dez primeiros aparecem mais cinco clubes alemães que disputam a Primeira Divisão. Bayern de Munique, o Schalke 04, o Borussia Mönchengladbach, o Hamburgo e o Herta Berlin, também aparecem como destaques no ranking dos clubes com maior média de público do futebol mundial, sendo que alguns deles fizeram campanhas modestas na competição. O Hertha, por exemplo, foi apenas o 11º colocado.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook