Muito a melhorar

Vitória levanta astral do Coxa, mas time segue na ZR

A vitória convincente sobre o Grêmio (3×2, em Porto Alegre) mudou o astral no CT da Graciosa. O abatimento pela campanha ruim deu lugar à confiança e a certeza de que é possível sonhar com dias melhores na sequência do Brasileirão. Um otimismo comedido, nas palavras do craque Alex. “Não podemos supervalorizar o resultado. Foi uma boa partida, mas ainda há um longo caminho pela frente. Temos que melhorar”, cravou o camisa 10, lembrando que o clube ainda não conseguiu sequer sair das últimas colocações. Já são nove rodadas na zona do rebaixamento.

Na visão de Alex, o resultado foi reflexo de uma equipe mais atenta, diferente do que ocorrera em jogos anteriores. “Havíamos feito bons jogos, mas erramos individualmente, em cobranças de faltas e escanteios”, comentou o capitão coxa-branca. “Muitos acham que é errado você aponta erros em uma entrevista. Mas, todos no futebol sabem quando houve um erro individual, principalmente num lance de bola parada, onde já é uma situação definida antecipadamente”, lembrou Alex, saindo em defesa de Celso Roth, que ‘jogou às claras’ em momentos ruins – como na derrota para o Figueirense – e não colocou ‘panos quentes’ na situação delicada do Verdão.

O capitão não foi o único a elogiar o trabalho e a conduta de Celso Roth. O meia Robinho dedicou a vitória ao treinador. “É da cultura do futebol e a pressão acaba recaindo no técnico. Temos trabalhando muito mesmo, mas estava faltando um pouco de sorte. Por isso, dedico essa vitória ao Celso”, disse Robinho. A estratégia utilizada em Porto Alegre foi praticamente a mesma de jogos anteriores, mas com um ajuste: a presença de Dudu no meio-campo. Com um jogador mais criativo pelo lado esquerdo, as tabelas fluíram com maior precisão e ao longo da partida o Coritiba foi superior ao Grêmio.

Coincidência

A primeira vitória fora – como no ano passado – aconteceu na mesma rodada (12ª) e sobre o mesmo adversário. Em 2013, o Verdão fez 1×0 contra o Grêmio, com gol de Deivid. O resultado elevou o desempenho do clube para 27,78%. O próximo jogo pelo Brasileirão será apenas no domingo, às 16h, no Couto Pereira, frente ao Corinthians, vice-líder. Na sequência, o Coritiba vai ao Rio de Janeiro para encarar o Fluminense, que ocupa a 3ª colocação desta Série A.

Paraná Online no Facebook