Contra os Números

Com o pior início da Série B, Tricolor precisa melhorar para não cair

Apesar de dar mais tranquilidade ao Paraná Clube na sequência da Série B, a vitória sobre o ABC-RN por 1×0, no último sábado, na Vila Capanema, não amenizou a situação do Tricolor na classificação da competição nacional. Com treze pontos conquistados em 39 disputados até agora, o time comandado pelo técnico Claudinei Oliveira tem 33% de aproveitamento neste primeiro terço disputado da Segunda Divisão e coleciona seu pior início desde a edição de 2008 do certame.

Entretanto, apesar de toda a crise financeira que atravessa, o Paraná conseguiu até agora apresentar atuações regulares, mas nem sempre conseguiu sair de campo com os três pontos. O time paranista, inclusive, sofreu muito até agora na Série B com os gols sofridos nos últimos minutos. Somente com os gols nos minutos finais nas derrotas para Ceará, Avaí, Ponte Preta e América-MG, e no empate contra a Portuguesa, o Tricolor poderia ter pelo menos mais seis pontos na tabela e hoje poderia estar entre os dez primeiros colocados da Segundona. ‘Vínhamos jogando bem, mas não estávamos conseguindo vencer. Precisávamos desse resultado contra o ABC-RN. Jogamos para ganhar e felizmente conseguimos os três pontos’, ressaltou o técnico Claudinei Oliveira.

Das últimas seis edições da Série B, o melhor início do Paraná aconteceu nas temporadas de 2011 e 2013, quando em 13 jogos disputados, o Tricolor conquistou 23 pontos e totalizou 58% de rendimento. Em 2012, no mesmo período da Segunda Divisão, o time paranista conseguiu 21 pontos, totalizando 53% de aproveitamento.

Por outro lado, os piores inícios de Série B do Paraná Clube aconteceram nas edições de 2008, 2009 e 2010. Depois que caiu para a Segunda Divisão em 2007, o time paranista teve algumas dificuldades na Série B de 2008 e, em 13 partidas, conseguiu apenas 17 pontos e totalizou rendimento de 43%. No ano seguinte, o Tricolor fez a mesma campanha no primeiro terço da competição e também totalizou aproveitamento de 43% nos 13 primeiros compromissos do torneio. Em 2010, o Paraná conseguiu seis vitórias, um empate e seis derrotas e contabilizou 48% de rendimento nas primeiras 13 rodadas da Segundona daquele ano.

Precisa melhorar

Finalmente conseguindo aliar a boa atuação com o resultado positivo diante do ABC-RN, os três pontos conquistados diante do time potiguar podem servir como um novo ponto de partida para o Tricolor na Série B. Se nos últimos seis anos na Segundona o Paraná chegou a brigar pelo acesso, neste ano, para pelo menos permanecer na Série B, o time paranista precisa melhorar consideravelmente seu rendimento.

Para escapar da Série C no ano que vem, o Paraná precisa fazer pelo menos mais 35 pontos nos 25 jogos restantes e alcançar 48 na classificação da Segunda Divisão. Assim, o time comandado pelo técnico Claudinei Oliveira precisa aumentar o seu rendimento para 46% até o final do certame para evitar o rebaixamento para a Terceira Divisão do futebol brasileiro.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook